As atrações gratuitas de Santiago

Economizar está na nossa natureza. Economizamos o ano inteiro para realizar a viagem de nossos sonhos, então, quando surge a oportunidade de economizar ainda mais durante a própria viagem é o melhor dos mundos. Vamos tratar aqui de mostrar uma série de programas que são espetaculares e gratuitos. Isso mesmo, o famoso 0800. Só não tem como se isentar dos custos de transporte né? Mas ai estamos falando em sua maioria ou até na totalidade de passagens de metrô pra lá e pra cá, então, bem econômicas.

Vou te surpreender com a quantidade de programas gratuitos, então prepare-se para montar o roteiro da viagem sua próxima viagem ao Chile.

Centro de Santiago

01. Caminhar pelas ruas do Centro: 

 Isso já é um programa em si. São muitos prédios históricos No Centro de Santiago encontramos uma série de atividades que podem ser realizadas de forma gratuita. Não sei se você sabe, mas temos um eBook que trata exatamente dessa região e nele encontramos todas as atividades importantes que podem ser realizadas nessa região da cidade. Recomendo que pegue a sua cópia aqui, Guia do Centro de Santiago. Esse é o guia mais completo dessa região e tenho certeza de você vai aproveitar bastante a sua leitura.

 Palácio La Moneda

É a sede do governo federal chileno. Por lá temos algumas atividades.

02. A primeira é uma visita guiada ao prédio

A única ressalva é que essa visita tem que ser agendada com muitos meses de antecedência.

03. Troca da Guarda

É lá que ocorre também a troca da guarda, em dias alternados. É um dos programas mais tradicionais no Centro de Santiago. Fique atento para o calendário para 2021 que ainda não foi liberado.

04. Centro Cultural La Moneda

No subsolo do Palácio você vai encontrar o Centro Cultural La Moneda. Esse lugar é lindo e sempre tem boas exposições. A entrada no Centro Cultural em geral é gratuita, mas existem algumas exposições em que será cobrada entrada, então fique atento e consulte a agenda do local para que possa visitar nos dias de gratuidade.

Plaza de Armas

É o local aonde encontramos o marco zero da cidade de Santiago. É o coração da cidade e por la vamos encontrar um monte de coisas pra fazer. Além é claro da própria praça, temos:

05. Catedral Metropolitana de Santiago

É a sede da Arquidiocese de Santiago, e o principal templo católico do país e é considerada Monumento Histórico Nacional do Chile. A Catedral fica aberta a visitação e vale a pena passar alguns minutos ali, admirando a beleza do local. Você vai sentir uma diferença e tanto quando entrar pois o burburinho da praça não para e quando entramos o silêncio é marcante. 

06. Museu Histórico Nacional

 É um museu interessante que vale a pena visitar. A entrada é gratuita, então esta é uma ótima oportunidade para aprender sobre a história do Chile.

07. Oficina de Turismo da Prefeitura de Santiago

De lá saem 4 tours gratuitos. A cada dia da semana é um tour diferente. Você pode ler mais sobre esses tours no nosso artigo Tours Gratuitos Da Prefeitura De Santiago.

08. Mercado Central

É bonito, mas já foi melhor. Hoje considero uma bela armadilha para turistas. Quando entra é quase que atacado por garçons querendo te arrastar para seu restaurante e por agentes de turismo querendo de vender algum tour. Vale se estiver pela área, mas já saiba o que vai enfrentar.

09. Cerro Santa Lúcia

Este é o melhor lugar para ver o centro de cima de outro ângulo, e há vários mirantes para desfrutar da bela vista do centro. Recomendo que quem quiser subir até o ponto mais alto esteja fisicamente preparado e use calçados confortáveis, de preferência tênis.

Não é que a escalada seja adequada para alpinistas, mas como este local é muito antigo, alguns degraus em algumas escadas são muito irregulares e requerem certas habilidades. Para entrar lá, basta informar o seu nome e país de origem. Lá você também vai encontrar outro posto da Oficina de Turismo de Santiago que oferece 02 tours gratuitos.

10. Feira de Artesanato do Cerro Santa Lúcia

No próprio cerro você vai encontrar um cantinho aonde se encontram alguns quiosques com lembrancinhas. E do outro lado da Avenida, vai encontrar uma feira mais completa, cheia de quiosques com as mais diversas lembrancinhas.

11. Parque Metropolitano

O Parque Metropolitano é famoso por abrigar o Cerro San Cristóbal e é o maior parque de Santiago. Na verdade, é o quarto maior parque urbano do mundo, com mais de 1.785 hectares de terra. O parque está repleto de jardins, trilhas para caminhadas e ciclismo e campos de esportes ao ar livre. Ao visitar o parque, você com certeza encontrará algo para entreter a todos. Ao todo, o Parque Metropolitano de Santiago é uma das principais áreas de lazer, natural, cultural e esportiva da capital santiaguina.

12. Cerro San Cristóbal

Sinceramente acho loucura, principalmente por não ser adepto de esportes. Se desejar, existem diversas rotas que permitem a subida ao cerro a pé. A segurança desse trajeto é um pouco suspeita, então, se optar por esse caminho fique atento.

13. Parque das Esculturas

É um parque pequeno, próximo ao Shopping Costanera que como o próprio nome já diz, tem diversas exculturas expostas ao ar livre. É bem bonito e um excelente lugar para se tirar fotos desobstruídas da torre do Costanera.

14. Parque Bicentenário

Localizado em um dos bairros mais nobres da cidade, antes de ser transformado em parque, era um terreno baldio. Hoje renovado, é um lindo parque, arborizado, cheio de brinquedos para as crianças, muitas esculturas ao ar livre e um lago aonde vai encontrar cisnes, patos, carpas e até mesmo flamingos.

15. Parque Araucano

O parque ocupa uma área de aproximadamente 22 hectares e possui diversos atrativos que atraem adultos e crianças. É um dos nosos destinos favoritos em Santiago e por isso mesmo sempre indicamos a visita ao parque em qualquer roteiro.

16. Centro Artesanal los Dominicos

Pueblito los Dominicos oferece uma experiência dupla. Este lugar preserva a aparência de uma missão espanhola e abriga uma grande feira de artesanatos de vários artistas locais.

17. Parque Quinta Normal

Pode não ser um parque tão famoso para turistas, como o Metropolitano, Araucano ou o Bicentenário, mas é um destino que deve sim ser considerado na sua lista de passeios, principalmente se estiver acompanhado de crianças. É um dos parques mais tradicionais de Santiago e não é por menos. É um parque lindo, cheio de atrativos para todas as idades, além de ser um dos melhores no quesito transporte, o metrô te deixa na porta! A história do Parque Quinta Normal sempre foi muito ligada a estudos científicos e isso se vê até hoje. Por conta dessa tendência, acabou atraindo muitos museus que foram se instalando no parque e ao seu redor.

18. Museu Nacional de História Natural

Localizado em dentro do Parque Quinta Normal, tem a visitaçao franca, então é mais um destino que não pode deixar de ser visitado. É um dos mais antigos museus da América do Sul, o Museu Nacional de História Natural foi fundado em 1830. Ele conta a história da origem do universo, com uma visão ecológica de todo o território chileno. São muitos animais empalhados em displays retratando o ambiente natural de onde vieram.

19. Museu da Memória e dos Direitos Humanos

Também localizado em Quinta Normal, mas dessa vez ele fica fora do parque. É obrigatório para quem deseja compreender o período da ditadura militar. Um edifício moderno e bonito pode tornar o tema mais brilhante. O Museu da Memória e dos Direitos Humanos é o museu mais triste e comovente que já visitei.

20. Bairro de Lastarria

Região boemia, é recheada de restaurantes bem diversos e que funcionam também no horário do almoço. Prefiro ir para Lastarria a noite, aproveitar do happy hour e curtir o burburinho formado pelas pessoas indo e vindo dos vários restaurantes e bares.

21. Bairro Itália

O Barrio Itália faz parte das comunas de Providencia e Nuñoa. As calçadas tem canteiros de flores, muitas árvores, fachadas charmosas e janelas atraentes dão o tom charmoso a esse bairro de Santiago. Esta área da capital chilena é amada por arquitetos, designers e amantes da decoração, combinando estilo o retrô e modernidade nas galerias e cafés mais badalados da cidade.

22. Bairro Paris e Londres

Este pequeno, tranquilo e belo bairro fica perto da Igreja e Convento de São Francisco e a poucos passos da Avenida Bernardo O’Higgins. É um lugar ideal para ficar longe da agitação do centro de Santiago. Suas ruas são ambientes propícios para tirar fotos. Parece um pedaço da Europa e curiosamente, esse ar europeu se limita às duas ruas que as cruzam e formam um dos recantos mais charmosos da cidade.

23. Templo Bahá’í

O Templo Bahá’í é uma casa de oração, um lugar que oferece um espaço pacífico para pensar sobre a realidade espiritual. É um lugar aberto para todas as religiões, raças e crenças. Todos os homens, mulheres e crianças são bem-vindos. A Fé Bahá’í é uma das religiões independentes mais jovens do mundo que apareceu no Irã no século XIX. Eles nos convidam a pensar na unidade, mesmo que tenhamos religiões diferentes, todos viemos da mesma origem, portanto, seu objetivo é fazer do ser humano uma grande comunidade, sem qualquer diferença de raça, religião, idade ou sexo.

Viagem econômica

Acho que por enquanto são esses passeios gratuitos que eu me lembro. Conforme for lembrando de mais, volto aqui e atualizo a lista. Como pode ver, da pra fazer uma viagem inteira gastando o mínimo. Acho que quase 100% desses passeios conseguimos fazer pegando metrô em Santiago ou com uma corrida de Uber bem curta. 

O metrô de Santiago tem muitas linhas cruzando quase toda cidade e você ainda pode baixar o aplicativo do próprio metrô e criar a rota certa para chegar até o seu destino. Você pode ler nosso post completo sobre o metro neste link Metrô de Santiago: Guia completo!

Espero sinceramente ter inspirado você a montar um roteiro usando essas dicas. Caso ainda precise de ajuda para montar esse roteiro, não deixe de entrar em contato. Também podemos organizar para você aqueles tours que não dão para fazer por conta própria com nossos parceiros. E não deixe de marcar o @chilealacarte em suas publicações. Vamos gostar muito de receber a sua notificação.