A vinícola Concha Y Toro é quase uma unanimidade entre os turistas que visitam o Chile. Até mesmo aqueles que não são fãs de vinho, acabam se rendendo aos encantos de visitar a maior vinícola chilena. Fundada em 1883 por D. Melchor Concha y Toro, a vinícola se tornou uma potencia mundial, sendo hoje o segundo maior grupo produtor de vinho no mundo. São quase 11 mil hectares de vinhedos, que estão espalhados pelo Chile, Argentina e Estados Unidos, com seus vinhos sendo regularmente comercializados em nada menos do que 140 países.
Índice
O que esperar
Entre vinhas centenárias e belas, a tradicional vinícola da família Concha y Toro, construída em Cal y Canto, foi fundada em 1890. Local onde mais tarde surgiria a lenda mundialmente famosa do Casillero del Diablo.
A Concha Y Toro, tem uma das maiores infraestruturas voltadas a recepção de turistas, quando falamos em vinícolas. Essa estrutura conta com um jardim enorme, que você vai conhecer durante o trajeto percorrido no tour. Se quiser ainda pode se programar e almoçar no seu restaurante, provar outros vinhos no Wine Bar e até fazer compras no Wine Shop, que é super completo.
Nossa experiência
Antes de tudo, a nossa primeira visita foi logo no início das nossas viagens ao Chile. Ainda com pouca experiência no mundo dos vinhos, a Concha Y Toro impressiona pela estrutura criada para receber turistas.
Eles disponibilizam uma série de tours e na época, escolhemos o basicão, que é chamado de Tour Tradicional.
Hoje esse tour tem o valor de $18.000 e da direito além do tour, de uma degustação de 3 vinhos e de uma taça de lembrança. Curiosidade: Dizem que se a sua taça quebrar no retorno pra casa, quer dizer que você foi amaldiçoado pelo Casillero del Diablo. Mais adiante vamos falar mais um pouco sobre ele.
Recomendamos que seja lá qual sua opção, por conta própria ou com uma agência, que faça sua reserva com antecedência! Já vi dias em que nem vagas no estacionamento estavam disponíveis de tão lotado. E mesmo tendo reservado, chegue lá pelo menos 15 minutos antes do seu horário.
O Tour Tradicional começa com uma caminhada pelos jardins da antiga propriedade da família fundadora da vinícola. É um jardim lindíssimo, com árvores de diferentes partes do mundo, sendo algumas já centenárias, um lago e o casarão da família. O casarão está aberto para visitas, mas somente o tour mais premium (Tour Don Melchor) da acesso a ele.
Depois de receber explicações do guia sobre toda história da Concha Y Toro, partimos para a primeira degustação. Vou ser bem sincero, e não me recordo de quais vinhos degustamos, pois como já disse, quando fomos, não tínhamos “olhos de blogueiros” e muitos detalhes passaram despercebidos.
Certamente precisamos refazer esse tour. Assim que for possível iremos atualizar com todos detalhes que perdemos. Tudo que lembro que o primeiro foi um Sauvignon Blanc, o segundo um Carménère e o terceiro um Cabernet Sauvignon.
Nos dirigimos então para um jardim de variedades, aonde encontramos nada menos do que 26 tipos diferentes de parreiras. Recebemos explicações sobre o plantio e sobre como diferenciar as variedades. Se na época em que você visitar, só houver folhagem, observe o formato das folhas. É bem clara a diferença entre o formato das folhas. Nós fomos no verão, então estava tudo verdinho, já com os frutos amadurecendo. Muito lindo de se ver e é claro com os frutos, as diferenças também se notam mais facilmente.
Agora foi a vez da segunda degustação, ainda na parte externa da viña. Degustamos um Carménère. Sempre durante as degustações, o guia explica todos os detalhes daquele vinho, desde sua concepção ao engarrafamento.
Finalmente, chegou a vez de conhecermos a bodega e a lenda do Casillero del Diablo. O nome nasceu, quando Don Melchor (fundador da viña), que guardava naquele porão seus melhores vinhos, notou que eles estavam desaparecendo um a um, sem deixar vestígios. Pensando em como poderia evitar esses sumiços, ele inventou uma história, de que ali naquele porão, havia um habitante passara a tomar conta do porão e de tudo armazenado ali.
Com o intuito de deixar os invasores com medo, Don Melchor disse que o diabo havia se instalado ali. Com isso a história pegou e os vinhos deixaram de sumir. Nascia então a lenda do Casillero del Diablo. Lá as luzes são apagadas e toda história é contada com um vídeo bastante interessante. É um dos pontos altos da visita. Ao final, temos a terceira degustação. Com essa degustação é concluído o tour.
Portanto, analisando friamente, é um tour que certamente deve ser feito. É um pouco corrido e mecânico, mas não da pra imaginar sendo muito diferente já que atendem centenas de pessoas diariamente. Tudo é cronometrado pra que todos sejam bem atendidos.
Opções de tour
Atualmente encontramos 3 opções de tour no site da Concha Y Toro. O Tour Tradicional, Tour Marques de Casa Concha e a Experiência Don Melchor.
Todos os tours passam pelos jardins da propriedade que é realmente imperdível e vai render muitas fotos. No Tour Tradicional você tem direito a degustar 3 vinhos, já no Tour Marques Casa Concha, o número aumenta bastante. São 7 degustações.
Na Experiência Don Melchor, o número de vinhos será de 4 degustações, sendo um da safra atual e 3 de outros lotes. Você ainda terá acesso a algumas coisas exclusivas a esse tour, como uma visita guiada pelo casarão Don Melchor, uma visita aonde os blends de Don Melchor são criados. É um tour extremamente exclusivo e se você é amante de vinhos, deve considerar a possibilidade de aproveitar dessa experiência única.
Wine Shop
A Concha Y Toro conta com uma loja enorme, aonde você pode encontrar vinhos produzidos por todo grupo. Pode encontrar também uma infinidade de outros produtos, como roupas e acessórios e diversos souvenirs. Vale sempre a pena dar uma olhada já que sempre tem alguma coisa interessante em promoção.
Wine Bar
Você também pode visitar o Wine Bar, para provar vinhos. Na Concha Y Toro você consegue degustar vinhos ícones por taça. Isso não é muito usual em outras vinícolas, então os valores costumam ser mais altos. Como não poderia deixar de ser, o cardápio oferece pratos que foram especialmente preparados para harmonização com seus vinhos.[the_ad_group id=”593″]
Localização
Av. Virginia Subercaseaux 210, Pirque, Región Metropolitana, Chile
Como chegar
Chegar lá por conta própria não é difícil. Você pode fazer uma combinação entre metrô e táxi que sairá bem em conta. O que deve levar em consideração pra decidir sobre isso é que indo por conta própria, irá comprometer praticamente um dia inteiro a isso.
Quando indo com uma agência existe a possibilidade de combinar esse tour a outros passeios na região, o que pode ser bem interessante também. Para ir de metrô, linha 4 (Azul) até a Estação Las Mercedes. De lá, pegue um táxi até a Concha Y Toro. A corrida deve sair em torno de $3.000. Da estação de metrô até a vinícola de táxi são dez minutos aproximadamente.
O trajeto, saindo do Centro de Santiago, deve levar em torno de uma hora e meia. Portanto, caso prefira ir com uma agência, recomendamos nossos parceiros. Para entrar em contato, clique aqui.
Deixe seu Comentário