Mais uma das vinãs do Valle Casablanca, tem fácil acesso pela rodovia Ruta 68, vindo de Santiago. Visitamos a Emiliana Organic Vineyards algumas vezes, e nenhuma deixou de ser mais especial que a outra. A Emiliana é uma viña do mesmo grupo da Concha Y Toro e Emiliana era a esposa do Melchor, fundador da Concha y Toro, por isso recebeu esse nome. É uma viña especial pois a Emiliana caracteriza-se pela produção de vinhos orgânicos e biodinâmicos.
Eles acreditam que através de uma agricultura sustentável, orgânica e biodinâmica podem ser obtidas vinhas mais equilibradas, saudáveis, com melhor qualidade de uvas e, portanto, vinhos únicos.
A Emiliana Organic Vineyards fica aberta durante todo o ano, mas um tour durante o inverno talvez não seja a melhor pedida, pois é todo feito na parte externa da viña, então se estiver frio, pode ser um pouco incômodo. Como a visitamos no verão, não tivemos maiores problemas.
Caminhamos pela propriedade, enquanto a guia explicava todo o processo de biodiversidade que a vinícola adota. Flores e plantas nativas são encontradas por todos os lados. Várias alpacas também residem na propriedade, e seu esterco é chamado de ouro negro, pois é rico em nutrientes e é uma parte importante da compostagem utilizada como adubo nas parreiras.
Ainda encontramos também, galinhas espalhadas pela propriedade, e seu papel é eliminar pragas. Elas vão ciscando e comendo todos insetos e lagartas que forem encontrando, mantendo assim um equilíbrio na sua população. Tudo é pensado e tem um papel específico para desempenhar ali.
Seus vinhedos são um verdadeiro reflexo das práticas orgânicas que utilizam, baseadas na promoção da biodiversidade e na ausência de pesticidas, herbicidas e fertilizantes sintéticos para produzir alimentos saudáveis. O campo é um ser vivo que tem um equilíbrio natural. A intervenção do homem não deve alterar os equilíbrios biológicos naturais do campo, mas deve preservar o equilíbrio.
Após uma verdadeira aula, voltamos a sede, para fazer a degustação. O prédio tem um design arrojado e que a diferencia das demais viñas do Casablanca. Vale a pena subir as escadas e visitar a varanda do piso superior.
A vista, o silêncio, criam um clima digno de um momento de reflexão. Voltando ao que é importante, degustamos 4 vinhos, e dentre esses o grande destaque foi foi o tinto Coyan. Vinho excelente que faz jus a todos prêmios que recebeu e continua a receber a cada nova safra.
Sua loja é repleta de opções de vinhos para todos gostos e bolsos. Lá encontramos também, azeites e mel, os quais tem sua renda totalmente revertida a seus funcionários. Além do tour e degustação, existe ainda a opção de se fazer um piquenique, que vem numa cesta com pães, queijos, mel, frutas secas, azeitonas, água e uma garrafa de vinho a sua escolha. Visitar a Emiliana é uma verdadeira aula.
Aprendemos como os ciclos e os ritmos do sol, da lua, dos planetas exercem influência nas atividades e trabalhos agrícolas e na utilização do calendário biodinâmico. Na inter-relação dos reinos mineral, vegetal e animal e como tudo isso influencia na produção desses vinhos únicos.
Se já visitou a Emiliana, compartilhe a sua experiência conosco nos comentários. Gostaríamos muito de saber quais foram as suas impressões.
1 Comentário