Metrô de Santiago: Guia completo!

Uma das melhores formas de se locomover pela cidade de Santiago, é pelo metrô. Com uma malha muito bem estabelecida, hoje já atende 2,3 milhões de usuários por dia e ainda está em expansão, com novas estações sendo construídas. É conhecido também por sua eficiência, limpeza e por ser palco de diversas manifestações culturais. Muitas estações são famosas por conter obras de arte e grandes murais, dando um toque especial ao ambiente.

Sua eficiência o torna o meio de transporte mais procurado, e quem conhece o transito de Santiago, sabe o quanto ir de metrô, até mesmo no horário de pico é bem mais prático e rápido. Algumas estações mais importantes ficam bem cheias, mais ainda assim, é tudo organizado. Longas filas se formam, mas as pessoas as respeitam, aguardando sua vez de passar pelas catracas e para embarcar nos vagões. É claro que sempre tem um para quebrar esta regra, mas é raro.

Alguns trens não tem ar condicionado, mas a maioria já foi atualizada, especialmente na Linha 1 (vermelha), que é a que provavelmente você como turista irá utilizar.

Turistas e desavisados

Todos devem ter cuidado com os batedores de carteira. Infelizmente é uma prática bem comum pois se aproveitam da distração alheia para tentar abrir bolsas e mochilas de desavisados, principalmente dos turistas, afinal, turista tem cara de turista em qualquer lugar do mundo. Já tentaram abrir a minha mochila algumas vezes e da mesma maneira que surgem atrás de você, se perdem em meio a multidão.

Minha recomendação é que sempre coloque sua mochila e bolsa para frente, sempre fechados. Uma coisa que fiz em minha última viagem e que funcionou muito bem, é uma mochila sem a abertura padrão, a que comprei abre somente nas minhas costas e na parte de cima, então para alguém vir pelas suas costas e tentar pegar algo, só chamando a sua atenção ou das pessoas a sua volta. É bem mais prático e conveniente não ter que prender sua atenção o tempo todo a isso.

Horários e Tarifas

Atenção para os horários de pico 7 as 9h e 18 as 20h. Esses horários inclusive tem valores diferenciados exatamente para tentar diminuir o fluxo de pessoas as incentivando a usar no horário mais barato. Os valores variam entre $640 e $800. Para verificar os horários em que esses valores se aplicam, clique aqui.

Tarjeta Bip

Tarjeta Bip é um cartão, que pode ser comprado e recarregado nas estações de metrô. É a única forma de pagamento aceita nas catracas do metrô e dos ônibus também. Ou seja, para circular por Santiago usando transporte público você vai precisar dele. Temos um artigo completo sobre como funciona o Bip! Clique aqui para ler mais.

Mapa

Você consegue visitar muitos dos pontos turísticos de Santiago utilizando o metrô. Basta olhar um mapa da cidade e ver quais estações estão próximas de seu objetivo. Recomendamos que baixe o mapa para seu celular para que possa acessa-lo a qualquer momento. Clique aqui para acessar o mapa em PDF.

Se perde fácil? Planeje a sua viagem online

O site do metrô disponibiliza para você uma ferramenta chamada Planificador, aonde você pode simular o trajeto que deseja percorrer. Se estiver sem acesso a internet, pode ser uma boa opção utilizar a ferramenta antecipadamente e já saber qual será o caminho a percorrer e que estações vai utilizar.

Metrô Mobile: App para Celular

As atualizações do sistema de metrô também chegaram aos celulares e o Metrô de Santiago, disponibilizou um app aonde você consegue:
– Planejar as suas viagens;
– Consulta do saldo da Tarjeta Bip;
– Acessar o mapa do metrô;
– Saber em tempo real a situação das linhas de metrô;
– Ver os horários de abertura e fechamento das estações;
– Ver qual é a estação mais próxima da sua localização.

Você pode baixar o app na Play Store do Google clicando aqui.

Em casos de emergência

Imagino que vocês já tenham ao menos ouvido falar dos protestos que aconteceram nos últimos meses em Santiago. Então, infelizmente esses protestos acabaram comprometendo muito a infraestrutura do país, principalmente com a destruição parcial ou completa de algumas estações de metrô.

É uma pena que isso tenha acontecido, mas infelizmente agora só resta esperar que as obras de reparo sejam finalizadas e pela normalização dos serviços.

No caso de turistas, a estação que vai mais afetar sua mobilidade certamente é a Baquedano, que é a estação que fica no bairro de Bellavista, no ponto principal dos protestos, Plaza Itália. É uma estação benorme e atende tanto a linha 1 quanto a linha 5.

Não sei da extensão dos danos causados a ela, mas imagino que tenham sido bem severos. Triste, pois lá, como em uma outra série de estações, existem muitos murais que contam a história do país. Só resta torcer para que sejam restauradas o mais rápido possível.

Para verificar quais estações permanecem fechadas, verifique o próprio site do Metrô de Santiago, clicando aqui.

Em casos de emergência

Como você já deve saber, o Chile sofre constantes abalos sísmicos, então achei interessante colocar algumas informações que o próprio Metrô disponibiliza sobre situações de emergência.

“Mantemos você informado com telas de acesso em algumas estações e catracas antes de sair da plataforma, para que você possa tomar a melhor decisão para a rota da sua viagem. Em cada trem você pode encontrar informações de segurança para saber como reagir em caso de emergência. A informação que você pode encontrar nas portas.”

Em caso de evacuação fora das estações

– Siga as instruções da equipe do Metro cuidadosamente.
– O condutor sempre o manterá informado e o guiará às saídas e rotas de evacuação.
– Desça apenas quando o condutor indicar.
– Caminhe ordenadamente em linha ao longo do acostamento.
– Mantenha a calma em todos os momentos.

Em caso de evacuação nas estações

– O condutor irá informá-lo quando você deve evacuar o trem e o motivo.
– Desca imediatamente quando as portas do trem se abrirem. Não corra. Se a porta mais próxima estiver fechada, vá para a próxima.
– Por favor, se puder, ajude a menores e passageiros com problemas de mobilidade a descer do trem.
– Fique atrás da linha amarela em todos os momentos até o próximo trem chegar a estação.

Em caso de evacuação nos túneis

– O condutor informará o motivo da parada no túnel e quando você deve evacuar.
– Antes de iniciar a evacuação, o condutor deve descer aos trilhos para preparar a descida do trem. Não tenha medo, isso faz parte do procedimento e é para garantir sua segurança.
– Você deve sair do trem somente quando o motorista avisar e entrar pela porta que você indicar.
– Para sua segurança e para ter uma evacuação controlada, a descida é feita exclusivamente pela porta do trem que permite ao motorista. É por isso que as outras portas não abrem.
– Quando estiver descendo, caminhe e siga o corrimão que está preso à parede na direção indicada pelo condutor.

Em caso de fumaça ou fogo

– Imediatamente notifique o pessoal do Metrô que está por perto ou você pode fazê-lo através do intercomunicador ao lado de cada porta. Nos trens sem este dispositivo, informe imediatamente ao pessoal do metrô quando chegar na estação.
– Não desça do trem se o pessoal do Metrô não tiver indicado isso para você.

Em caso de terremoto ou terremoto

– Os trens serão parados na estação até o final do evento, portanto você deve permanecer calmo e não correr nas plataformas ou dentro do trem.
– Não desça do trem se o pessoal do Metrô não tiver indicado isso para você.
– Se você precisar evacuar uma estação, ande de maneira ordenada.

Problemas de saúde

– Se você tiver uma emergência de saúde ou ver outro passageiro com um problema médico na estação, notifique a equipe de funcionários do Metrô mais próxima.
– Se a situação aparecer no trem, espere para chegar à estação e ative o freio de emergência. Use-o apenas em caso de sérios problemas de saúde.
– Lembre-se de ativar o freio de emergência na estação, pois é onde nossa equipe pode ajudar os passageiros com problemas de saúde mais rapidamente.
– Tente pedir ajuda a outros passageiros se eles tiverem conhecimento em primeiros socorros até que o pessoal do Metrô chegue.