Santiago é uma cidade segura?

Santiago é uma cidade bem tranquila. Em todas nossas viagens nunca presenciei tiroteios, assaltos a mão armada ou arrastões. O que vejo com frequência em Santiago são aqueles golpes clássicos a turistas que vemos em muitos lugares pelo mundo.

Mas como costumo dizer: “- turista é turista em qualquer lugar do mundo”. Sendo assim, temos que tomar um pouco de cuidado e estar atentos. A presença policial nas ruas é bem notada, então, caso se sinta inseguro procure os carabineros (polícia Chilena) e peça ajuda. Eles são simpáticos e vão ter a maior paciência em ajuda-lo.

Nos últimos anos, temos visto um crescimento nos relatos de brasileiros que foram furtados nas ruas (até nos bairros mais chiques) e no metrô em Santiago. Ainda assim, considero Santiago uma cidade segura, bem mais segura que as grandes capitais brasileiras.

Por esse motivo listei alguns dos golpes mais comuns, para você ficar atento durante sua visita a cidade.

Fique atento com as bolsas e mochilas

Não desgrude das suas bolsas e mochilas em nenhum momento. Sempre mantenha a sua bolsa junto ao seu corpo de maneira que ninguém possa mexer sem que você perceba. Gostamos sempre de viajar com mochilas que abrem seus compartimentos pelas costas, assim ninguém consegue pegar seus pertences sem que você note a movimentação suspeita.

Evite colocar bolsas e mochilas em cadeiras ou bancos quando estiver em um parque ou fazendo suas refeições. É melhor colocar no seu colo e a sua vista durante esse tempo.

Troque dinheiro sempre na rua Agustinas

A rua Augustinas é aonde ficam as casas de câmbio mais confiáveis e que em geral tem as melhores cotações. Nessas casas de câmbio também não temos relatos de cédulas falsas. Também recomendamos que não aceite a oferta de ninguém que esteja oferecendo cotações excelentes na rua e que queiram te levar para outro lugar. Esses são conhecidos como “estafadores“. Em geral falam rápido prometendo muitas vantagens, mas na verdade querem te levar para algum ponto aonde possam levar seu dinheiro.

Isso é um tipo de golpe bem comum, mas que é facilmente evitado. Basta não ficar “de bobeira” em frente as casas de câmbio.

Outras opções seguras para realizar a troca, são as casas de câmbio do aeroporto ou do Shopping Parque Arauco, mais em geral as cotações não são nada favoráveis. Só usamos essas opções quando chegamos a Santiago sem pesos chilenos ou em casos de emergência.

Evite conversar com pessoas desconhecidas

Há muitos relatos de furtos que acontecem quando uma pessoa puxa papo com você do nada e um comparsa furta seus pertences sem que você perceba. Isso também acontece em aglomerações que param para ver performances de artistas de rua.

Ao pagar qualquer valor fale em alto e bom som

Sempre informe o valor das cédulas de forma clara quando está entregando as mesmas ao cobrador, seja no taxi, Uber, mercado, restaurantes ou lojas. As vezes o que acontece, é a pessoa que está cobrando te dá o troco errado ou até pede mais dinheiro dizendo que você deu um valor inferior.

Parques

Não é recomendável que ande pela maioria dos parques a noite, pois a sua maioria é mal iluminada ou tem muitas árvores o que oferece pontos problemáticos de segurança. A noite em geral os parques também se encontram desertos, então, não sendo um morador local, é melhor evitar essas áreas.

Mercado Central

Muita atenção quando estiver nos arredores do Mercado Central de Santiago. Como é um ponto turístico muito conhecido há uma alta incidência de furtos na região. Não ande com dinheiro, celulares ou documentos nos bolsos de sua bermuda ou em divisórias de sua bolsa ou mochila que fiquem muito expostas. São cuidados básicos que podem evitar transtornos.

Taxi em Santiago

Os taxistas de Santiago tem uma péssima fama. Muitos turistas reclamam de problemas com valores das corridas, com notas falsas e troco errado. Sempre indicamos a utilização de Uber. Apesar de não ser regulamentada, é a opção mais segura, pois ao solicitar a corrida você já sabe quanto vai pagar pelo trajeto e é tudo rastreado. 

Recomendamos inclusive que opte por fazer seus pagamentos em dinheiro assim evita as taxas do cartão de crédito. Além disso você ainda tem a opção de realizar reclamações junto ao próprio Uber em caso algum problema venha a acontecer.

Metrô de Santiago

O Metrô de Santiago é excelente e cobre grande parte da cidade. Você deve fazer uso dessa ferramenta principalmente por conta da facilidade e do tempo que vai te economizar. O trânsito de Santiago pode ser implacável. No horário de pico, o metrô pode ficar super lotado, mas ainda assim funciona bem. As composições chegam as plataformas em tempos regulares e apesar de cheio vai conseguir entrar no vagão. 

O importante saber é que nesse “tumulto” que oportunistas se aproveitam e podem atacar. Por isso é muito importante estar atento aos seus pertences. Caso queira saber mais informações sobre o Metrô de Santiago, pode ler o post completo neste link. Metrô de Santiago: Guia Completo.

Passeios turísticos

Não compre passeios de pessoas tentando vendê-los a preços muito mais baixos que os normalmente praticados. Infelizmente existem muitas empresas que funcionam clandestinamente durante a alta temporada.

Além disso essas empresas não possuem qualquer registro e seguro de passageiros. Então, caso ocorra um acidente, você estará desprotegido e a empresa não terá como lhe oferecer qualquer tipo de assistência. Já perdemos as contas de quantos turistas ficam aguardando na porta de hotéis por tours que contrataram e a empresa não aparece ou pior não retornam para buscá-los em regiões mais distantes como Valle Nevado ou Cajon del Maipo.

Caso esteja buscando uma empresa de confiança para realizar o seu translado e tours, entre em contato conosco. Podemos auxiliar na criação de um roteiro personalizado que atenda as suas necessidades. Trabalhamos com parceiros sérios e de confiança. Além disso ainda fazemos o seu acompanhamento desde a saída ao retorno ao Brasil, tudo para que você tenha a melhor experiência na sua viagem.

O que fazer caso seja roubado

Calma! Não se desespere. Caso roubem seus documentos, dinheiro, carteira, bolsa, eletrônicos ou qualquer outra coisa em Santiago, nossa recomendação é que procure por um policial. Em caso de emergência pode ligar para o número de telefone 133 (número da polícia). A polícia irá fazer a notícia crime e lhe informar todo o procedimento.

Não se esqueça de bloquear os seus cartões e celular. Para quem perder os documentos temos um post que explica passo a passo como você deve proceder nessa situação. Clique aqui para ler este post.

Conclusão

Acredito que esse post ajude a você se prevenir e evitar alguns transtornos em sua viagem, assim poderá aproveitar ao máximo suas férias. Qualquer dúvida não deixe de entrar em contato. Até a próxima.