A Viña Aquitania foi fundada por enólogos franceses da região de Bordeaux e é daquelas vinícolas que podemos classificar como uma vinícola boutique. Com uma produção extremamente limitada e focada na qualidade em vez de popularidade, seus maiores mercados consumidores são o europeu e norte americano.
- Conhecendo a Aquitania
- Tours disponíveis
- Nossa experiência
- Uma degustação especial
- Localização
- Como chegar a Aquitania
- Vídeo no YouTube
- Resumo
Conhecendo a Aquitania
Como já falamos em outros posts, nessa viagem, resolvemos investir mais tempo em conhecer algumas regiões que já havíamos visitado rapidamente, e eligimos o Valle de Maipo como uma dessas regiões.
Investimos alguns dias exclusivamente para conhecer o que a região oferecia de diferente e fora do roteiro tradicional de quem visita a área. Com isso fomos pesquisando vários lugares que atingem esse critério, dentre eles a Viña Aquitania.
Comecei a pesquisar sobre seus vinhos e tive uma grata surpresa aonde diziam que sua produção era muito distinta das demais e de alta qualidade. Isso bastou para despertar nosso interesse e nos levar a conhece-los. Afinal, vocês, já devem saber o quanto gostamos de visitar novas viñas e degustar um bom vinho.
Opções de tour
Eles oferecem 2 tours, o Premium ($23.000 – degustação de 4 vinhos) e o Reserva ($14.000 – degustação de 3 vinhos). A diferença é claro, são os vinhos degustados.
É indicado que realize a sua reserva previamente no próprio site da Aquitania. Vale lembrar que os horários são limitados e a reserva deve ser realizada para no mínimo 2 pessoas.
Nossa experiência
Conforme dito acima, por conta da limitação de dias de visita e horários, fazer esse tour seja muito mais intimista. Nossa anfitriã, Barbara da uma verdadeira aula de vinicultura então venha preparado para aprender e tirar todas suas dúvidas do assunto, pois essa será uma de suas melhores oportunidades.
Como realizamos nosso tour em agosto, estava bem frio e infelizmente o céu bem fechado, cheio de neblina, mas ainda assim valeu muito a pena. A Barbara, nos levou para uma breve caminhada pelo vinhedo, aonde explicou todo o processo de plantio e manejo das plantas, variedades plantadas ali e também falou sobre a história da vinícola.
Ela explicou inclusive que a colheita é feita manualmente para manter a integridade das frutas e a qualidade final dos vinhos. Um trabalho extra, que claramente transparece nos vinhos que viemos a degustar. O controle sobre a produção é tão grande que cada parreira pode produzir até 1,5kg de uvas, fazendo com que as uvas tenham a maior concentração de sabor possível.
Visitamos também as duas bodegas da Viña Aquitania. A primeira é aonde os vinhos são processados, nos tanques de aço inóx. Lá ocorrem os processos de maceração e de fermentação das uvas. A segunda é aonde os vinhos prontos são armazenados, passando pelo período de guarda.
Todas barricas utilizadas no processo são de origem francesa. O vinho icone da Viña Aquitania, o Lazuli, é o único que utiliza barricas novas, passando lá 18 meses maturando e ganhando corpo. Os outros vinhos usam as barricas de segundo e terceiro uso. Também nos foi explicado o processo de rotulação e da colocação das rolhas, mais uma vez processos manuais.
Uma degustação especial
Ao contrário de todas outras degustações que já realizamos, dessa vez começamos pelos vinhos tintos. Segundo explicações da Barbara, isso foi possível porque os vinhos brancos da Viña Aquitania tem corpo e estrutura suficiente para não serem ofuscados pelos fortes sabores de vinhos tintos.
1. Sol de Sol Pinot Noir 2012. Taninos leves, baixa acidez e notas de terra molhada e cogumelos. Vinho muito fácil no paladar.
2. Lazuli Cabernet Sauvignon 2015. O Cabernet Sauvignon, é aveludado e notas de madeira, especiarias, pimenta preta e canela.
3. Sol de Sol Chardonnay 2012. Aromas frutados, abacaxi e mel, mais acidez e é super-refrescante. Esse veio pra nossa adega.
4. Sol de Sol Sauvignon Blanc 2015. Aromas de frutas ácidas como limão siciliano e tangerina.
Localização
A Viña Aquitania fica no Valle del Maipo, a aproximadamente 20 quilômetros do centro de Santiago. Pode-se dizer inclusive que é uma vinícola urbana pois está localizada entre diversos condomínios de casas. O endereço é Avenida Consistorial 5090, comuna de Peñalolén, Santiago.
Como chegar a Viña Aquitania
Infelizmente ela é uma das vinícolas que estão fora da rota do turismo, então não vai encontrar tours regulares que irão oferecer visitas a ela. Uma das melhores opções é ir de carro, caso já tenha alugado um (lembrando que se estiver dirigindo, não esqueça da lei seca), ou ir com algum carro de aplicativo (Uber, Cabify, entre outros). Outra opção é pegar o metrô até a estação Quilín (linha 4), e de lá pegar um táxi. São apenas 5km separando a estação da Aquitania, então não vai sair caro.
Vale lembrar que fica bem perto da Viña Cousiño Macul e do Templo Bahá´í,. Então pode até planejar uma visita a outras atrações que a região oferece aproveitando melhor o seu dia.
Dica: Caso quando chegar a Aquitania, o portão principal estiver fechado, e você ver que tem pessoas lá dentro, pode abrir o portão e entrar. No dia que realizamos nossa visita, um casal quase perdeu o tour porque ficou do lado de fora. Tive que correr até o portão e abrir pra eles.
Vídeo no Youtube
Esse vídeo não é exclusivo sobre a Aquitania, mas do nosso dia por aquela região. Então aproveite para não só conhecer a viña, mas também outras atrações daquela área.
Ah, e se você gostou do vídeo vou te pedir um favor. É isso mesmo que você já pensou, da uma curtida no vídeo lá no YouTube e se ainda não está inscrito no nosso canal, clique aqui para se inscrever.
Resumo da nossa visita
Foi um dos melhores tours que já participamos. A paixão e dedicação que a Barbara coloca nas suas explicações valeram muito a pena, além é claro da oportunidade de experimentar de vinhos únicos.
A dificuldade de acesso e restrição dos horários é recompensada com um tour muito mais intimista, já que não terá o volume de pessoas muito grande como nas grandes vinícolas. Ah, já ia esquecendo, outro facilitador é que a Barbara fala muito bem português. Então da pra entender perfeitamente todas suas explicações sem dúvidas.
Fica aqui o nosso agradecimento a Barbara Venegas pelo convite ao Chile a La Carte de participar desse tour tão especial.
Deixe seu Comentário