Cousiño Macul, uma vinícola cheia de história

A Viña Cousiño Macul, no Valle de Maipo, é uma das mais antigas vinícolas do Chile. É também uma das mais acessíveis, pois fica em torno de 20km do Centro de Santiago, o que a torna uma das melhores opções para que vai até a cidade, não tem muito tempo e não quer perder a oportunidade de visitar e conhecer uma vinícola.

História da Cousiño Macul

A Cousiño Macul foi fundada no ano de 1856. Um dos nomes mais importantes de sua história é o de Isidora Goyenechea, que por diversas circunstâncias foi levada a liderar a administração da empresa, tornando se uma das primeiras empresárias da América do Sul. Sua influência ia desde a escolha das parreiras utilizadas até a criação do logotipo da empresa, imortalizando seu próprio legado. Em 1898, Isidora morre, e a vinha é herdada por seu filho Luis Arturo, bisavô da 6ª geração, que agora chefia a empresa.

Assim, a Viña Cousiño Macul é a única vinícola entre as fundadas no século XIX que permanece sob controle da família fundadora. Daí uma das mais fortes características de seu tour é a tradição, história e qualidade dos vinhos produzidos. 

Opções de tour

São muitas as opções de tour oferecidas, num total de 5. Um que ainda queremos fazer é o Tour Jardín de Macul, que leva aproximadamente 3 horas e se percorre o trajeto pelos jardins da viña de bicicleta aonde em paradas estratégicas degustamos diversos dos mais emblemáticos vinhos produzidos ali. Seja qual for sua opção, existe a opção de guias que fama português, assim não vai perder nenhum detalhe das explicações.

O tour que realizamos no entanto foi o Tradicional. Fizemos lá atrás, em 2016, quando ainda tínhamos olhos de turista e nem pensávamos em ter um blog. Está na hora de fazer uma nova visita.

Recomendamos que verifique o próprio site da viña, aonde estão disponíveis todos os detalhes dos tours, como datas, horários e línguas disponíveis. Para isso clique aqui.

Começamos pela área externa aonde o quia nos explicou que ali estavam plantadas as uvas que produzem os melhores vinhos da Cousiño Macul: o Finis Terrae e o Lota. Explicou também todo conceito de que o tratamento dessas parreiras “premium” é especial, aonde menos é mais. Quanto menos uvas uma planta produzir, maior será a concentração de seus compostos. Seus outros vinhos são produzidos em outras regiões do país.

Visitamos também a adega da fazenda, um museu que mantém algumas peças da primeira linha de produção dos vinhos e a adega atual, mais moderna.

Degustando vinhos

Como optamos pelo Tour Tradicional, experimentamos 3 vinhos entre vinhos Reserva e Gran Reserva. Quando visitamos ainda não se ofereciam taças de brinde, mas hoje é uma prática comum, então ao final você ainda levará a sua.

Localização

O endereço é Av. Quilín 7100, Peñalolen Santiago.

Como chegar a Cousiño Macul

Por ser uma vinícola urbana, é uma das de mais fácil acesso. Se você não é daqueles que curtem se aventurar e não querem arriscar se perder, contratar uma agência é a melhor opção. Procure combinar a visita a Cousiño Macul com alguma outra atração da região, assim otimiza seu tempo e consegue visitar mais pontos.

Outra opção é ir de metrô. Basta se dirigir a estação Quilin da linha 4 e de lá pegar um taxi, Uber ou afim. É perto, então a corrida não será muito cara.

Resumo da nossa visita

É mais uma bela vinícola que não deve faltar as suas visitas. Cheia de valor histórico, produz alguns dos mais importantes vinhos chilenos. Se tiver a oportunidade e tempo não deixe de conferir o que a Cousiño Macul tem a oferecer.