Las Majadas de Pirque num fim de semana perfeito

Enquanto estávamos preparando nosso roteiro de viagem de 2018, nos deparamos com fotos incríveis no Instagram de um lindo casarão no Pirque. Novidade para nós que não conhecíamos esse lugar. Fomos buscar mais informações, e acabamos descobrindo de que se tratava de Las Majadas de Pirque.

Descobrimos que se tratava de um centro de conversações, e seu objetivo era fomentar a interação entre pessoas. O complexo conta é claro com diversas salas de reunião, auditórios, hotel e restaurante. Vimos também que também ofereciam outros serviços, que nos chamaram muito a atenção: oficinas de artesanato, culinária, e cultura, assim como tours pela região, sendo esse chamado de “Experiência Pirque“.

Esse último é realizado nos finais de semana, aonde eles cuidam de todo agendamento com transporte incluído, aonde pode-se visitar restaurantes, viñas ou outros pontos de interesse em Pirque. Entramos em contato e fizemos o nosso agendamento da “Experiência Pirque

Cidade de Pirque

Pirque é uma comuna da Região Metropolitana de Santiago. Privilegiada com terras férteis e cultivadas predominantemente com parreiras, é casa da maior e mais famosa viña chilena, a Concha Y Toro e da também famosa Santa Rita. Apesar de ser visitada por milhares de brasileiros anualmente, é muito comum as pessoas não relacionarem a localidade ao seu nome oficial e apenas dizerem que vão, ou foram na Concha y Toro.

Sábado 18/ago – Las Majadas de Pirque

Chegamos a Las Majadas de Pirque, por volta das 13h, e logo após passarmos pelos portões de entrada, nos deparamos com o prédio do hotel. Sua arquitetura peculiar, teve o intuito de integrar o prédio ao espaço já existente, sem que qualquer árvore tivesse que ser removida. É um prédio muito bonito e o paisagismo da um charme todo especial ao local.

Como já estávamos sendo aguardados, realizamos o nosso check-in rapidamente e fomos levar a nossa bagagem ao quarto. Nosso quarto era um “Habitación Superior“, e de cara o que mais chamou a atenção foi o cuidado com os detalhes. O cheiro do quarto era incrível. Pena que vídeos e fotos não conseguem capturar essa experiência. O quarto muito amplo e iluminado, com uma varanda espaçosa e um banheiro enorme.

Mal colocamos nossas malas no quarto, já descemos pois a van que nos levaria a nossa experiência já nos aguardava. Partimos então para o Lo Pirque

Almoço no Lo Pirque

O Lo Pirque é um restaurante que conta com um show equestre e um almoço estilo buffet com tudo incluso, até mesmo bebidas como vinhos e cervejas. A comida é típica e utiliza produtos orgânicos e em geral produzidos em propriedades da mesma região. Pode ler mais sobre o Lo Pirque clicando aqui.

Visita a Haras de Pirque

Depois do almoço, partimos para o tour na Haras de Pirque, uma belíssima viña que a muito tempo queria conhecer mais ainda não tinha tido a oportunidade. Tiramos a sorte grande de nossa experiência incluir uma visita lá. As vinícolas dassa experiência vão mudando de mês na mês.

O lugar é realmente especial. Com uma arquitetura única, o prédio em forma de ferradura é diferente de tudo que já tenha visto, fora o paisagismo e a vista de um por do sol como nenhum outro. Para ler o post completo da nossa visita a Haras de Pirque, clique aqui

Tour na Las Majadas de Pirque

Voltando a Las Majadas, ainda fizemos um tour pela propriedade. A guia nos foi apresentando os jardins e o casarão de 1905 que após sofrer uma reconstrução total, voltou aos seus dias de glória. Agora abriga salas de convivência, salas de reunião, auditórios e uma biblioteca. Tudo pensado afim de criar oportunidades para novas conversações.

Já estava escuro e bastante frio quando fizemos esse tour, mas ainda assim valeu muito a pena. Ver o casarão todo iluminado é de impressionar. Parece até que estamos em outra época. A reforma foi muito bem executada, cuidando de tudo nos mínimos detalhes. É uma infraestrutura grandiosa para realização de qualquer tipo de evento.

Las Majadas de Pirque e seu restaurante

O frio e a fome apertaram, então corremos para o restaurante, aonde já nos aguardavam com uma grande mesa para todo nosso grupo. O Bernardo mal entrou no restaurante e dormiu. Até tivemos que cancelar o prato dele, pois acabou só acordando bem mais tarde, quando já estávamos no quarto. Da pra entender, afinal o dia foi bem cheio pra ele.

Nosso jantar, nos deu a opção de escolher uma entrada, um prato principal e sobremesa. Para entrada, escolhemos entre uma salada ou uma sopa de entrada. Como estava frio, escolhi a sopa e a Beatriz acabou pedindo a salada.

Não me lembro exatamente qual era a sopa agora, a única coisa de que tenho certeza é de que estava boa, rs. O prato principal as opções eram cordeiro e salmão. Ambos escolhemos o cordeiro.

O grupo permaneceu animado e falante. Ai deu pra entender o espirito da proposta das Majadas. O clima e o vinho realmente levam você a conversar e interagir com as outras pessoas do grupo. Boa comida, bons vinhos, e pessoas incríveis ao nosso redor. Rimos bastante e a conversa rolou solta até não aguentarmos mais e irmos para o nosso quarto.

Nosso quarto na Las Majadas de Pirque

O termômetro já havia abaixado de zero, fazendo um frio bem intenso. Nada mais gostoso então, do que abrir a porta do quarto e ele estar bem quentinho, arrumado e bem cheiroso. O banheiro parecia de um spa, com uma ducha forte e quente. E destaque para os produtos de higiene alemães, cada um melhor e mais cheiroso que o outro. Tomamos um bom banho e fomos descansar pois o dia seguinte iria começar cedo.

Fizemos muita coisa, conhecemos muita gente, e nos divertimos bastante, então apesar do dia ter sido bem cheio de atividades, acabou não sendo tão cansativo quanto imaginávamos a princípio.

Domingo 19/ago – Las Majadas de Pirque

O dia começou cedo, pois levantamos as 7h para nos arrumarmos e termos tempo de tirar fotos com o dia ainda amanhecendo. O termômetro marcava nada menos do que 2 graus, mas tomei coragem e parti para os jardins antes de ir para o restaurante tomar café da manhã.

Estava frio mas estava tão bom estar ali curtindo o lugar que nem senti muito. Fiquei por ali por uma meia hora até que me dirigi ao restaurante para tomar café. Já tinha marcado lá com a Beatriz, então, acabamos chegando juntos.

Café da manhã na Las Majadas de Pirque

O café da manhã, foi um verdadeiro banquete. No estilo buffet, você pode se servir a vontade, e ir provando de tudo um pouco. Mesmo não sendo uma pessoa que curte comer muito logo pela manhã, tive que me render.

Sucos diversos, em especial o de framboesa, que é uma delícia, pães, frios e salmão defumado. A Beatriz também seguiu a mesma linha. Depois de comermos bastante, já estava na hora da minha próxima atividade. Então resolvi fazer o check-out seguir, pois as 10h iria fazer uma aula de panificação de pães típicos chilenos.

Infelizmente a Beatriz não pode participar, já que alguém teria que ficar com o Bernardo enquanto isso.

Aula de panificação na Las Majadas de Pirque

A princípio jamais poderia imaginar em fazer esse tipo de aula em plena viagem de férias, mas devo confessar que foi uma grande experiência.

O grupo consistia de 7 pessoas. A professora nos passou as receitas, ao todo 4, distribuiu o material necessário e fomos ao trabalho. Seguindo as explicações, fomos trabalhando as massas e assando nossos pães, com o cheiro de pão fresquinho tomando conta do salão.

Foram 3 horas de curso, que passaram bem rápido pois foi tudo bem descontraído e divertido. Ao final ainda pudemos levar os pães que fizemos, o que foi excelente, afinal nos serviu por vários dias. Enquanto estava no curso a Beatriz ficou brincando nos jardins com o Bernardo e depois me encontrou no palacete para um coquetel de despedida.

Las Majadas de Pirque – Coquetel de despedida

Mais uma vez o cuidado com os detalhes foi total. Pratos de frios, frutas secas, nozes e amêndoas, queijos, espumantes e vinhos. Tem como não sentir saudades de um lugar que te trata tão bem assim? O conceito proposto pela Las Majadas de Pirque se mostrou presente, pois ainda ficamos um bom tempo conversando e brincando do resultado da aula.

Almoço e despedida da Las Majadas

Nosso passeio por ali estava quase no fim, mas ainda iríamos almoçar, já que ao sair nosso caminho era longo, até Valparaíso. Chegando ao restaurante, nossa mesa já nos aguardava, e mais uma vez foi um show. Serviço e comida excelentes. 

Infelizmente esse pedacinho da viagem chegou ao fim. Foram horas de atividades intensas, que valeram muito. Não somente pela qualidade dos serviços prestados mas principalmente pelas pessoas que conhecemos.