Em nossa primeira visita a Santiago, em uma noite quente de verão, saímos para procurar algum lugar para jantar. Partimos do hotel sem destino, pois honestamente não conhecíamos nada. Fomos caminhando até que encontramos uma rua movimentada, com uma feirinha e artistas de rua. Suas construções chamavam a atenção, por se tratarem de prédios muito semelhantes aos encontrados na Europa, um mais bonito e charmoso que o outro. Resolvemos conferir. Essa rua se chama José Victorio Lastarria.
Continuamos caminhando e fazendo descobertas. Vários restaurantes e cafés, um mais interessante que o outro, com mesas nas calçadas, pessoas bebendo e conversando, enfim, curtindo seu “happy hour“.
Encontramos uma viela, com restaurantes em ambos lados. Entramos e fomos vendo os cardápios até que ao final da galeria encontramos o Peztoro. Restaurante amplo, e garçons muito educados e solícitos. Entramos e pedimos nossos pratos. Sinceramente nem me recordo mais o que pedimos, mas garanto que foi bom, pois viramos clientes e voltamos muitas outras vezes.
Após nossa descoberta, fomos buscar mais informações sobre o local, confira abaixo o que descobrimos. O Barrio Lastarria, é uma poderosa vitrine para o design, vestuário, acessórios e artigos chilenos, que também convergem com arte, livros, música e é claro, gastronomia. Com suas construções antigas, o Bairro Lastarria é mais um pedaço da Europa em Santiago. Está bem próximo de outros destinos muito conhecidos, como: Bellas Artes, Cerro Santa Lúcia e do Centro Cultural Gabriela Mistral.
A cultura é vivida em profundidade: museus, cinemas, teatros, centros culturais e galerias de arte, para que o visitante obtenha um panorama completo. Apesar de seus contornos de modernidade, mantém suas características urbanas de antigamente e, acima de tudo, que respira tradição, mesmo estando dentro de uma grande cidade.
Seu polo gastronômico, é parada obrigatória para aqueles que gostam de boa comida. Diferentes cozinhas coexistem em harmonia para satisfazer todos os gostos. Novos restaurantes vem chegando para dar o melhor de suas cartas para os convidados: Lucia Bistrô, Tambo, Gabriela restaurante, Mulato, entre muitos outros, sem esquecer o caminho daqueles que, por muitos anos, fizeram história: Les Assassins, com a sua 48 anos no bairro, e Ristorante Squadritto com quase 20.
De quinta a domingo, das 10 as 20h, podemos também encontrar por ali uma feira de antiguidades. Esse é o horário oficial, mas sinceramente não é muito obedecido, pois por muitas vezes, passamos por ali as 23h, ou até mais tarde e ainda haviam vendedores no local. O mix dessa feira, tem desde vendedores de livros e discos antigos, a artistas plásticos vendendo suas peças.
Em poucas palavras, Lastarria é tudo isso e muito mais. Convidamos você a conhecer esse pequeno oásis.
Como chegar: Se estiver no centro, pode chegar caminhando, senão, pode chegar até Lastarria através do metrô linha vermelha e descer na estação Universidad Catolica ou pela linha verde na estação Bellas Artes.
Se já visitou a Lastarria, compartilhe a sua experiência conosco nos comentários. Gostaríamos muito de saber quais foram as suas impressões.
Deixe seu Comentário