Esse está entre os tours mais importantes a se fazer quando visitando o Chile. Ainda mais por cobrir muitos pontos, e ser feito em apenas um dia. Sim, vai ser um dia intenso, mas muito prazeroso.
Saimos as 9h de Santiago em direção as cidades costeiras de Valparaiso e Viña del Mar, pegando a estrada Ruta 68. Essa estrada passa pelo Valle Casablanca, e lá encontramos vinícolas produtoras dos melhores vinhos brancos que o Chile produz hoje. O valle é recheado delas. Mas não pense que conhecendo uma terá conhecido todas. Cada uma tem uma história e forma diferente de trabalhar, o que resulta em vinhos únicos.
Para dar tempo de fazer tudo que planejamos, temos tempo de visitar apenas uma delas. As mais famosas são a Veramonte (leia mais aqui), Emiliana (leia mais aqui) e Casas del Bosque. Já visitamos todas, então pode ler sobre elas individualmente. Seja lá qual escolher, estará muito bem servido.
Antes de partir para Valparaiso, ainda temos uma parada rápida (as vezes nem tanto), mas obrigatória. Sempre paramos no mercado de vinhos Rio Tinto (ler mais aqui). Lá você encontra vinhos de todo Chile, e o melhor, é que sempre tem alguma promoção.
Partimos então para Valparaiso, cidade que foi eleita Patrimônio da Humanidade no ano de 2003 pela UNESCO, então vai encontrar muita história por suas ruas e cerros, com seu tipico casario colorido que da uma vida completamente diferente a essa cidade. Valparaiso também foi residencia do mais famoso chileno de todos os tempos, o poeta Pablo Neruda. Sua casa, foi transformada em museo, a “La Sebastiana“, pode ser visitada de terça a domingo de 10:00 a 19:00 hrs.
Podemos visitar também alguns outros importantes pontos da cidade, como a praça Sotomayor e a La Victoria, além do famoso elevador ou “funicular” para os locais.
Feito isso, já deve estar pensando, “- Esse povo não para pra almoçar?”, sim, chegou a hora de matar a fome. E vamos fazer isso em grande estilo. Nossa sugestão é o Castillo del Mar (leia mais aqui), que fica em Viña del Mar. É um restaurante a beira mar, que fica no Clube Árabe. Sua especialidade são os frutos do mar, mas pra quem não gosta, suas carnes vermelhas também são excelentes.
Depois do almoço, vamos conhecer Viña del Mar, conhecida também como a cidade das flores, leia mais aqui. Seu paisagismo e organização de suas ruas e praças chama a atenção de todos. Um dos cartões de visita da cidade é o Relógio das Flores, ponto de encontro de turistas de todo mundo. Por lá temos também um Casino, e a única estátua Moai original da Ilha de Páscoa.
Essa fica na área externa do museu Fonk. Dando tempo, outra coisa a se fazer é visitar os lobos marinhos que podem ser encontrados nas pedras da costa, parar nos mirantes e até molhar os pés nas águas geladas do Pacífico.
É um passeio recheado de atrações. Não esqueça de carregar a bateria de sua câmera e ter bastante espaço pra tirar fotos, pois não serão poucas.
Gostaria de fazer esse tour? Então clique aqui.
Ótima dica.