Afinal de contas, o que é o Terroir que tanto se fala no mundo do vinho?

Segundo o Wikipédia, Terroir é uma palavra francesa e na sua tradução literal, designa uma extensão de terra cultivada ou o conjunto das terras exploradas por uma comunidade rural. Mas o que tem isso a ver com seus vinhos?

Vamos voltar um pouco para poder explicar melhor. O uso da palavra Terroir, não se restringe exclusivamente ao vinhos, mas também a queijos, embutidos, geleias, especiarias, mel e alimentos em geral. O que é comum entre todos é o que diz respeito a qualidade do produto e pela identidade de seu lugar de origem, que faz com que cada produto seja reconhecido como único e como referencia de qualidade.

Terroir, é um dos mais importantes fatores que influenciam a produção de bons vinhos. É o lugar, onde, características muito particulares se combinam e dão, qualidade e sobretudo identidade ao vinho daquele local. A base da vinicultura começa aqui.

Vamos analisar algumas das características que compõe um Terroir.

Terreno

O relevo pode ser mais plano ou mais inclinado, facilitando a exposição ao sol para melhor insolação das plantas, a ventilação e drenagem das águas da chuva.

Solo

Se há presença de minerais, rochas (pedras e pedregulhos) e densidade do solo.

Clima

Não se limita apenas a uma região de temperaturas mais quentes ou frias, ou de estações bem definidas. É diretamente ligado ao regime de chuvas que, seja em excesso ou falta, vai prejudicar as vinhas e determinar se será necessário o emprego de irrigação.

Quanto maior amplitude térmica (diferença de temperatura entre dia e noite), melhor. Isso favorece diretamente o desenvolvimento de todos os elementos importantes da uva, como seu teor de açúcar, ácidos, polifenóis e coloração.

A exposição solar, irá ditar a luminosidade em que a planta ficará exposta ao sol em todas suas fases de brotação e amadurecimento.

Cultura

Leva-se em consideração as técnicas utilizadas pelas pessoas daquela região ou país. A cultura dos trabalhadores envolvidos no cultivo das uvas, assim como técnicas utilizadas pelos responsáveis pela produção dos vinhos e repassadas através dos anos de enólogo para enólogo, de geração para geração.

Ok, agora eu preciso entender de tudo isso para beber um bom vinho? Não. Definitivamente não é, no entanto ao passar a estar consciente dessas coisas, com o tempo, e algumas taças de vinho consumidas, será capaz de identificar as diferenças apresentadas nos vinhos e essas diferenças são reflexo direto do Terroir aonde o vinho foi produzido.

Espero que tenha conseguido entender um pouco do que tentei passar. Caso não tenha entendido, ou tem algo a adicionar, deixe sua mensagem nos comentários. Até a próxima.