É claro que o ideal é estar prevenido para que isso não aconteça, mas documentos são perdidos a todo momento e ninguém está imune a essa eventual dor de cabeça.
Você também pode ter sido vítima de furto, o que infelizmente é comum com turistas. Pior ainda é quando isso acontece a milhares de quilômetros de casa.
O que fazer nessa hora tão complicada? É trabalhoso, mas tem solução!
Primeiro passo
A primeira coisa a se fazer nessa situação é se dirigir a PDI (Policia de Investigaciones) e abrir uma ocorrência de perda ou furto de seu documento. O equivalente ao nosso boletim de ocorrências. Em Santiago, a PDI fica na rua Eleuterio Ramírez 852, Centro.
Atenção para o horário de atendimento que é das 8 as 14h apenas. Outro detalhe importante é que lá, diversos outros assuntos são tratados então é bem comum que a PDI esteja lotada. Pegue uma senha na entrada e aguarde o atendimento. Para abrir essa ocorrência, é cobrada uma pequena taxa, algo em torno de 500 pesos.
Segundo Passo
Para fins consulares, a perda ou roubo de documentos não é uma emergência. Isso significa que você terá que resolver esse problema pessoalmente. Sendo assim, o segundo passo é se dirigir ao Consulado Brasileiro, solicitar uma ARB, ou seja Autorização de Retorno ao Brasil. O Consulado fica em Las Condes, na rua Los Militares, 6191 (térreo).
Lá o atendimento pela manhã vai de 9:30 às 13h e a tarde é de 13:30 às 16:30h. Os telefones de contato são: +56 22820-5800, fax: +56 22441-9197.
Para atendimento fora do horário normal existe o número +56 99334-5103.
O email do consulado é cg.santiago@itamaraty.gov.br.
No Consulado Brasileiro vão lhe solicitar que comprove que é de fato um cidadão brasileiro. Um pouco difícil de imaginar como fazer isso sem sua identidade ou passaporte mas ainda assim essa comprovação deve ser feita. Leve toda e qualquer documentação que tiver disponível, CNH, voucher do voo, ou qualquer outro.
Caso precise de maiores informações sugiro que consulte o site do consulado, clicando aqui.
Dica de ouro
Tenha uma cópia de seus documentos no seu email. Se você tiver algum problema, poderá recorrer a essas cópias para te ajudar a solucionar seus problemas.
Caso seu problema não seja a perda de seus documentos, mas a do bilhete que recebe na imigração ao chegar no Chile, deverá ir na PDI e solicitar outro. Sem esse bilhete, não conseguirá deixar o país no retorno ao Brasil ou qualquer outro destino que tenha.
Deixe seu Comentário
Visualizações dos Comentários