A beleza natural do Embalse El Yeso

O Chile é um país de geografia única no mundo. É um lugar perto de tudo e ao mesmo tempo isolado, já que ao norte tem o deserto, ao sul as geleiras, e de um lado o Oceano Pacífico e do outro a Cordilheira dos Andes. Isso faz com que encontremos muitos lugares especiais. Um desses lugares é o Embalse El Yeso

Caminhadas, pesca, rafting, tirolesa, alpinismo, cavalgadas e muito mais.

O nome da região aonde o Embalse está localizado é Cajón del Maipo. Área banhada pelo rio Maipo e rodeada pela Cordilheira dos Andes, que é puro charme. Devido ao clima montanhoso e às belezas naturais, a região se tornou um centro de atividades esportivas e de quem deseja se afastar da agitação de Santiago. Aliás, Cajón del Maipo é conhecida como a capital mundial do trekking. Com isso você pode imaginar o quanto de atividades ao ar livre poderá encontrar por lá.

Embalse El Yeso: Contratar tour ou por conta própria?

O caminho que leva ao nosso destino é uma sinuosa estrada rodeada de montanhas e a primeira parada é em San José del Maipo. Até essa cidade a estrada é perfeita, mas chegando bem próximo ao Embalse, a estrada é de terra batida e cheia de pedras e buracos, aonde já muita gente parada com um ou dois pneus furados. 

Assim, acredito ser muito mais eficiente e seguro contratar uma empresa que tenha experiência e que conheça a região. Caso queira ajuda para visitar o Embalse el Yeso e a região de Cajón del Maipo, o Chile a La Carte tem diversos parceiros que realizam tours na região, então, entre em contato.

Existem algumas opções de tour que podem incluir algumas variações de destino e não apenas a visita ao Embalse El Yeso. Uma bastante popular é a que inclui a visita a Termas Colina. O único porém, é que esse tour de Termas Colina não é oferecido durante todo o ano, então se for algo que você queira fazer muito, confira a disponibilidade antes de agendar a sua viagem. Pode ver essa opção de tour, clicando aqui.

Embalse El Yeso - Cajón Del Maipo

Outra coisa que deve considerar é a época do ano em que for visitar. No inverno por exemplo, existe a possibilidade de chuvas e nevascas e isso deteriora muito as condições da estrada que leva até lá o que se fazendo por conta própria pode ser um desafio e tanto. E por falar em segurança, devo lembrar que o Embalse chegou a ficar fechado por muitos meses em 2019 por conta de um acidente com fatalidades.

Vamos ao tour.

Como fui com uma agência, saímos bem cedo de Santiago. Não tive que me preocupar em encontrar o grupo, pois foram me pegar no meu hotel. Umas 6 e pouco da manhã já estávamos a caminho. Sair cedo de Santiago é muito importante, pois o transito pode prejudicar muito o seu passeio. Tem horas que os “tacos” (termo chileno para engarrafamentos) são cruéis.

A primeira parada foi na cidade de San José del Maipo, aonde pudemos esticar as pernas e aproveitamos para comprar uns biscoitos e usar o banheiro, pois o Embalse é um lugar remoto e sem infraestrutura alguma. Hoje encontramos banheiros químicos pagos lá em cima, mas quando eu fui, nem isso tinha. Não vá pensando que vai encontrar nada além de natureza. Não há cafés, lanchonetes ou qualquer coisa do tipo. 

Entramos de novo no carro e partimos em direção ao nosso destino. A estrada é linda, mostrando toda beleza natural da região. Pegamos um dia lindo, de muito sol e céu azul, o que ajudou muito a incrementar o cenário. A vista que se tem das montanhas desde a estrada é única. Se tiver oportunidade, tire fotos!

A estrada é ótima, até o ponto em que ela acaba, rs. Ai temos que seguir por uma estrada de terra batida aonde também vemos muitas pedras, que cortam muitos pneus. Então se estiver por conta própria, tenha muito cuidado. Pouco antes de chegar ao Embalse, vemos a nossa direita Las Cascaras, que é o lugar que foi usado como alojamento dos empregados responsáveis pela construção da represa. Vamos parar aqui na volta.

Seguimos um pouco mais adiante e podemos ver toda a beleza do lago. Mesmo sendo um lago artificial, o lugar é lindo. Se der sorte, e pegar um dia de sol e sem vento, o lago se transforma num verdadeiro espelho aonde vai ter um visual lindíssimo. Em geral as agencias dão entre 1h a 1h30 para que possamos caminhar pelo local e tirar muitas fotos. Durante esse período também costuma-se servir um picnic, com alguns frios, sucos, água e é claro vinho.

A represa foi construída em 1964 e tem a capacidade de 253 milhões de metros cúbicos de água, com uma extensão de nada menos que 8km! Toda essa água represada é usada para abastecer a região Metropolitana de Santiago.

Dependendo do dia, o lugar pode ficar bem movimentado, pois são muitos ônibus e vans de diversas excursões disputando por um espaço super estreito. Tenha sempre atenção por onde anda e com os carros e caminhões transitando por ali. 

Dicas

  • É importante beber água durante a viagem para evitar o impacto da viagem na altitude.
  • Vista roupas quentes. Nesta área o vento é forte e pode ser muito frio. Apesar do sol, pode fazer bastante frio.
  • É muito importante aplicar protetor solar, pois na altitude você vai sentir a sua pele queimar.
  • Não esqueça dos óculos escuros.
  • Se desejar, você pode levar seu próprio lanche mas em geral as empresas de turismo oferecem lanches.
  • Não deixe seu lixo para trás. A represa fornece água para toda a área de Santiago, e a administração é muito rigorosa com a sujeira deixada para trás.
  • Existem banheiros químicos na represa, a um custo adicional.

Resumo

É um passeio como nenhum outro. O tour pode ser feito durante todo ano, mas sempre verifique a disponibilidade, pois como já mencionamos, chuvas e nevascas podem deteriorar as condições da estrada e impedir a passagem naquele dia. Outra coisa importante é que por conta de acidentes, o Embalse pode ser fechado a qualquer momento sem aviso prévio.

A beleza do local encanta, ainda mais porque é algo bem diferente do que estamos acostumados. Um céu azul como nenhum outro, com o lago e as montanhas como fundo.