Vinho do Deserto é eleito como o medalha de ouro em competição internacional

Com 25 anos de existência, a Catad’Or Wine Awards (é a competição internacional de vinhos das mais relevantes da América Latina e Europa). Nesse ano de 2020, a competição outorgou a medalha de Ouro para a única variedade chilena, conhecida como Tamarugal (versão vinho seco). 

Essa cepa é parte do projeto de pesquisa da Faculdade de Recursos Naturais Renováveis da Universidade Arturo Prat, cujos pesquisadores iniciaram em 2003 o resgate da história, patrimônio e cultura das vinhas do Pampa de Tamarugal.

“- Esta medalha é uma ratificação do reconhecimento dos profissionais sérios e dedicados da equipe da Universidade Arturo Prat, que tem melhorado ano após ano, a qualidade dos nossos vinhos. É também um compromisso com o resgate da nossa história, do nosso patrimônio cultural, preservando e difundindo esse conhecimento por gerações”, expressou o Reitor da UNAP, Alberto Martínez.

Enquanto isso, o Diretor do Projeto UNAP Desert Wine, Marcelo Lanino, acrescentou que “– Este prêmio é para a Universidade, a Faculdade de Recursos Naturais Renováveis, e para a equipe integral e multidisciplinar da Desert Wine. Este é um prémio que representa o nosso esforço para desenvolver um vinho de excelência e qualidade para os consumidores.”

“- É uma iniciativa que nos deixa orgulhosos: pelas conquistas, pelo grande trabalho que realizada por seus profissionais que possibilitam a agricultura no deserto (o mais árido do mundo), e por consolidar um produto como um selo regional que devemos seguir apoiando.”, disse o prefeito da região de Tarapacá, Miguel Ángel Quezada.

Ressalta-se que o Vino del Disierto será vendido em breve em diversos pontos do a região de Tarapacá e a partir do dia 10 de dezembro 2020, Rota do Vinho do Deserto será reativada. Uma forma dos consumidores adquirirem e aprenderem sobre história, cultura e patrimônio de vinificação no deserto mais seco do mundo.

Esse texto foi fornecido pela jornalista Paola Fernández Chamaca (pafernandez@unap.cl), que detém todos direitos autorais sobre o mesmo. Realizamos apenas a tradução e adaptação do texto.