As Melhores Vinícolas Chilenas de 2020

Quem nos conhece sabe que temos uma paixão pelas vinícolas chilenas. E esse ano ficamos muito felizes com o resultado da lista da Worlds Best Vineyards. São nada menos do que sete vinícolas chilenas entre as 50 melhores do mundo em 2020.

Sim, nós sabemos que esse ano, não é parâmetro pra muita coisa. Mas ainda assim, não tira nenhum pouco o mérito dessas vinícolas impressionantes. São lugares que todo amante de um bom vinho deve visitar. Se você nunca visitou uma vinícola, não faz ideia do que está perdendo. Arrisco dizer que até os vinhos ficam mais gostosos.

O cenário, o cheio, a temperatura, tudo nos faz absorver a magia que o mundo do vinho pode nos proporcionar. Essas são não se destacaram apenas agora, não é um resultado que aconteceu do dia pra noite. O esforço e determinação dessas pessoas responsáveis por esse trabalho é impressionante. Bato palmas a todos eles, afinal você trabalha o ano todo sem parar e tudo culmina na colheita e vinificação dessas frutas.

Todo esse esforço fica mais fácil de entender quando abrimos a garrafa e deixamos o cheio do vinho levar a nossa memória olfativa a iniciar o processo de identificação e relação com momentos de nossas vidas. Pra mim, toda vez que vivo esse momento, posso fechar os olhos e me ver em uma vinícola. Parece bobagem, mas uma vez que tenha passado por essa experiência, vai me entender.

Ficamos muito felizes em dizer que de uma maneira ou outra, temos uma relação direta com todas sete vinícolas apontadas nessa lista. Já visitamos a grande maioria, só faltando duas, que por acaso, são vinícolas com as quais já realizamos live e estavam na nossa lista de visitas de 2020. Infelizmente veio a Covid-19 e tivemos que mudar nossos planos, mas ainda assim, serão visitadas quando o fim da quarentena permitir.

Índice

Viña Montes

Conhecemos a Viña Montes na nossa segunda viagem ao Chile, primeira vez no Valle Colchagua. Desde então já voltamos algumas vezes e provavelmente voltaremos muitas mais. A Viña Montes é uma das pioneiras quando falamos de vinhos de alta qualidade no Chile. São anos e anos de dedicação e agora vem colhendo os frutos desse trabalho.

Além de grandes vinhos, podemos aproveitar também do restaurante Fuegos de Apalta, que serve alguns dos melhores pratos da região.

Viña VIK

Uma das mais exclusivas dessa lista. Uma vinícola que nasceu com o objetivo de criar alguns dos melhores vinhos do mundo. E eles tem conseguido transformar esse objetivo em realidade. São vinhos como nenhum outro. Ficam localizados num ponto do Valle Colchagua que fica até mais bonito, com o seu prédio de linhas super arrojadas e com seu jardim de pedras. Sim, eles tem um jardim super diferente e que da um look único ao local.

Contam também com um hotel e restaurante, tornando as experiências de quem passa por ali, ainda mais marcantes.

Clos Apalta

A Clos Apalta é uma das mais premiadas vinícolas do mundo. Assim como a Montes, também fica localizada na sua região do Valle Colchagua chamada de Apalta. Aliás, são vizinhas, estando literalmente uma ao lado da outra. Essa região também é conhecida pelo seu terroir único, que a cada ano nos surpreende com vinhos especiais. 

Em 2015 foram premiados com uma pontuação 100 por James Suckling em seu vinho icone Clos Apalta. Só isso já mereceriam muitos elogios, mas como melhorar algo tão perto da perfeição é uma pergunta que eles se fazem constantemente. Para surpresa de todos continuam avançando e melhorando. 

Seu prédio em forma de ninho, da uma oportunidade única a seus visitantes de ter uma vista super privilegiada da propriedade. Ah, eles também contam com hospedagem!

Bodegas RE

A Bodegas RE está sempre fazendo novos experimentos e o resultado disso são vinhos excepcionais.

Seu lema é o “RE”, de REcriar, REinventar, REvelar, o que fez REnascer vinhos sem igual! São misturas incomuns de variedades antigas envelhecidas em tinajas tradicionais de terracota recriam vinhos surpreendentes.

Você pode ler mais sobre a Bodegas RE nesse post, Bodegas RE – Tour e Degustação.

Casas del Bosque

Fundada em 1993, a Viña Casas del Bosque é uma joia de vinificação de clima frio, situada no coração do Vale Casablanca

Já foi considerada a melhor vinícola chilena para se visitar e podemos afirmar que concordamos. Tanto que retornamos sempre que possível.

Localizada a apenas 18 km do oceano e a 30 km ao sul de Valparaíso (Patrimônio Mundial da UNESCO), a propriedade se tornou um dos principais destinos de enoturismo em todo o Chile.

Viña Errazuriz

Construída em 2010 e dedicada à produção dos melhores vinhos, a Viña Errazuriz, tem um novo complexo que fica ao lado da adega histórica construída por Don Maximiano Errázuriz em 1870.

Unindo o clássico ao moderno, a Errazuriz produz alguns dos vinhos mais icônicos do Chile. Seu trabalho vem se destacando ano após ano e para nosso benefício, vem criando vinhos simplesmente imperdíveis.

Viu Manent

Desde o seu lançamento em 1995, a Viu Manent se estabeleceu como uma das vinícolas mais visitadas do Valle Colchagua.

Seu proprietário e diretor administrativo da terceira geração, José Miguel Viu Bottini, foi um dos fundadores do Rota do vinho do Valle  Colchagua, a rota de vinho mais prestigiada do Chile.

A Viu Manent  nos conquistou desde a primeira visita. É mais uma das vinícolas que sempre voltamos a visitar quando possível. Eles também contam com um excelente restaurante o Rayuela. Você pode conhecer melhor o restaurante lendo o post Rayuela Wine & Grill na Viu Manent.

Como conhecer essas vinícolas

Essas são algumas de muitas vinícolas que você pode visitar na sua próxima visita ao Chile. Seja lá quais sejam suas favoritas, nós do Chile a La Carte podemos levar você até elas. Tudo que precisa fazer é escolher quais deseja visitar e entrar em contato.

Cuidamos de toda logística para que tenha a melhor experiência possível. E se tiver alguma outra vinícola chilena que queira conhecer e ela não esteja nessa lista, é só entrar em contato para que possamos organizar o seu roteiro e realizar seu sonho enológico.

Entre em contato agora mesmo. Para isso, clique aqui. Não deixe para depois o que pode resolver ainda hoje.