Para quem não sabe algumas das mais populares formas de hospedagem no Chile como apart hotéis ou AirBnB, podem não incluem café da manhã, então nesse post vamos abordar algumas das mais populares opções para o café da manhã e alguns dos nossos lugares favoritos para fazer essa refeição.
O que se come no café da manhã no Chile?
Você sabia que o Chile é o país que mais consome pão no mundo. O pão está presente em todas as refeições dos chilenos, por essa razão é algo que vai ver bastante no Chile. O que vai variar entre as refeições na verdade são os tipos de pão e seus acompanhamentos.
Tipos de pães chilenos
A variedade de pães no Chile é bem grande. Nas primeiras vezes que estivemos no Chile ficamos perdidos com tanta variedade e opções para escolher. Listei algumas variedades para você ir se familiarizando com as opções disponíveis.
- Marraqueta – A queridinha dos chilenos. Possui uma casca bem dura e o interior levinho é muito consumido no café da manhã ou em sanduíches.
- Hallulla – É um pão redondo com a casca mais molinha e um miolo mais compacto
- Dobladita – A base de manteca (um tipo de gordura), é daqueles pães que derretem na boca.
- Pan Amasado – É muito servido como entrada nos restaurantes.
Mas com o que comemos todo esse pão?
O típico café da manhã chileno é composto por: chá preto ou café, pão com manteiga, palta (abacate) ou ovo. O café também é um pouco diferente, não é o café coado, como tomamos no Brasil. O café é solúvel (em água); não é hábito da maioria dos chilenos mais alguns tomam leite com o café ou com o chá.
O pão se come com mantequilla (manteiga) ou com palta (abacate moído com o garfo, com um toque de azeite de oliva e um pouco de sal), ovo mexido, mermelada (geléia), jamón (presunto) e queso (queijo).
Como no Brasil o café da manhã muda de região para região podendo ser mais rápido e simples nas grandes cidades e farto com muitas opções no campo.
Onde tomar café da manhã?
No Chile não existe o conceito de padaria que temos no Brasil. Aquele lugar para tomar um bom café, um pão na chapa ou com opção buffet. Mas listamos á baixo os lugares que mais gostamos de ir quando estamos no Chile.
San Camilo
A San Camilo possui diversas lojas espalhadas por Santiago. Normalmente as lojas são pequenas, mais possuem uma oferta de itens muito grande para você escolher. A gente acaba sempre optando pelo café, suco, torta ou empanadas, sempre ficamos muito satisfeitos com nossas escolhas e o preço é bem razoável.
O ponto negativo é que em geral essas lojas não tem lugar para sentar, apenas um balcão, mas é uma ótima opção se você está na correria e não quer perder muito tempo. Normalmente é uma das nossas primeiras opções para o café da manhã, pois temos uma loja bem em frente ao hotel que gostamos de ficar em Santiago.
Dunkin Donuts
Acho que esse dispensa apresentações, né? Eu simplesmente amo os donuts! Você vai encontrar alguns sabores maravilhosos no cardápio fixo e alguns sabores para datas comemorativas. Lá você também encontra cafés, sucos, sanduíches e alguns salgados. Há diversas lojas espalhadas pela cidade e com certeza você irá esbarrar com alguma durante sua visita a Santiago. Os preços são comparáveis aos praticados no Brasil.
Castaño
São lojas de conveniências, muito usadas pelos santiaguinos para fazer refeições rápidas. Por lá você poderá encontrar opções de saladas de frutas, iogurtes, sucos, cafés, chás, doces, bolos, pães, sanduíches, salgados e até saladas verde.
É uma opção boa, barata e rápida para quem não quer perder muito tempo. As lojas em geral são pequenas e não possuem lugares para sentar. São ideais para comprar um lanche para comer em um passeio, tomar café da manhã ou comprar algo para comer a noite no hotel. Acredito que dentre todas as opções essa é a opção que abre mais cedo e você encontra uma loja em praticamente cada esquina.
Paradiso
Possui o mesmo conceito do Castaño, sistema de lanches rápidos e você poderá encontrar as mesmas opções nas duas lojas.
Starbucks
Esse também dispensa apresentações. O Starbucks tem várias lojas espalhadas por toda cidade. Os Santiaguinos adoram o Starbucks e em geral ficam bem cheios. Lá você poderá encontrar várias opções para seu café da manhã ou lanche da tarde.
No cardápio vai encontrar praticamente tudo que encontramos aqui no Brasil, com a adição de algumas opções regionais e os itens que geralmente são adicionados em datas comemorativas. Se tiver saudade de um bom pão de queijo a rede será sua opção para o café da manhã.(risos)
Fique atento somente ao nomes dos produtos que podem variam um pouquinho dos nomes usados no Brasil. As lojas em sua maioria são grandes, com mesas e bancadas para se sentar com muito conforto e o tradicional wi-fi grátis. Esse é o momento bom para atualizar as suas redes sociais e marcar o Chile a La Carte nas suas postagens!
Juan Valdez
Parecida com a Starbucks, só que utiliza cafés colombianos muito apreciados no Chile. No cardápio você encontra opções para um café rápido ou um lanche da tarde. As lojas em sua maioria são grandes, possuem muito conforto e wi-fi grátis.
Emporio La Rosa
Além dos seus famosos sorvetes, o Emporio La Rosa também tem uma extensa carta que inclui diversos pratos quentes, sanduiches e opções de café da manhã. Já perdi as contas de quantas vezes
fomos a La Rosa, mas sempre tomamos sorvetes ou café. Ainda não experimentamos os pratos quentes, mas já vimos alguns sendo servidos e estavam com uma cara ótima. Para saber mais informações sobre o Emporio La Rosa, recomendamos que leia aqui o post completo.
Le Fournil
Com diversas lojas espalhadas pela cidade, uma das lojas mais bonitas é a unidade de Lastarria. O restaurante é uma casona antiga, que apesar de ser um restaurante possui em seu cardápio com opções de cafés. O local é amplo com lugares para sentar, conforto e wi-fi grátis.
Le Pain Quotidien
Rede Belga que possui duas lojas em Santiago, ambas no bairro Las Condes. É bem no estilo que a gente ama! Pães maravilhosos feitos na própria loja e muitas opções de geleias. As lojas possuem lugar para sentar com ambiente rústico e aconchegante.
Castillo Forestal
Localizado na rua Cardenal José María Caro 390, no Parque Forestal, em frente ao Museu Nacional de Belas Artes. Datando de 1910 por Alvaro Casanova Zenteno, foi inaugurado no Centenário do Chile.
O restaurante funciona desde 2014 com o conceito de Brasserie Francesa utilizando ingredientes gastronómicos chilenos com receitas típicas francesas. O lugar é puro charme com muitas opções gastronômicas.
Apesar de ser um restaurante, o Castillho Forestal também tem em seu menu algumas opções para café da manhã ou lanche da tarde. Tudo é de encher os olhos e fica até difícil escolher uma coisa só. É uma ótima opção para quem quer tomar um café com calma, requintado, em um ambiente charmoso e com uma linda vista para o parque. Sem dúvida um lugar que você deveria incluir no seu roteiro.
Barraquinhas nas ruas
Se você não quer perder tempo comendo e prefere algo rápido e bem baratinho, vai adorar essa opção. Existem pelas ruas de Santiago barraquinhas e pessoas que vedem suco natural, salada de frutas, iogurte com granola e frutas. São várias opções para escolher, é tudo muito limpinho e super saudável. A nossa opção preferida é a salada de frutas.
Quanto custa um café da manhã?
Se for em opções mais baratas como: Castaño, Paradiso e San Camilo; o custo em média por um café + lanche são de $1.600.
Já no Starbucks este valor pode dobrar ou triplicar dependendo do que você pedir. Se for em uma cafeteria este valor pode começar por $3.000 por pessoa.
Espero que você tenham gostado das opções que listei. Se você já conhece alguma dessas opções ou sabe de algum lugar diferente deixe aqui nos comentários para que possamos conhecer também. A sua participação é sempre muito bem vinda.
Até a próxima amigos.
Deixe seu Comentário
Visualizações dos Comentários