1. Cabernet Sauvignon é a uva mais cultivada do mundo.
Um estudo detalhado da Universidade de Adelaide, na Austrália, realizado por Kim Anderson e seu time, concluiu que a Cabernet Sauvignon e a Merlot são as variedades mais plantadas do mundo. E no Chile isso não poderia ser diferente. As brisas refrescantes vindas do Oceano Pacífico e o efeito de indução da Cordilheira dos Andes vem produzindo vinhos Cabernet Sauvignon com qualidade cada vez mais apurada.
2. Frisante ou espumante?
O frisante é um tipo de vinho que, depois da finalização da fermentação, recebe a adição de gás.
Na espumante, o gás é proveniente de uma segunda fermentação, que pode ser em na própria garrafa, ou em tanques pressurizados.
3. Um vinho para cada estação.
Para cada estação do ano, existe um tipo de vinho recomendado. No nosso caso, sendo um país tropical, sem estações bem definidas, fica um pouco em aberto. Para o verão ou em dias quentes, são indicados vinhos refrescantes, como brancos, frisantes, espumantes, frutados ou até mesmo os rosé. Para o inverno ou os dias mais frios, os tintos tem sua chance de brilhar, apresentando mais corpo e complexidade.
4. Tempo para frutificar.
Uma videira demora entre 4 a 5 anos para começar a produzir seus primeiros frutos.
5. Amadurecer ou envelhecer?
Segundo alguns especialistas, há uma grande diferença entre o processo de amadurecimento e envelhecimento do vinho. Um vinho é considerado amadurecido quando foi armazenado em barris de carvalho antes do engarrafamento. Enquanto o envelhecimento é determinado pelo tempo que ele se encontra na garrafa.
6. Vinho fino doce não têm adição de açúcar.
O sabor adocicado e até licoroso, é proporcionado por processos naturais, sem a adição de açúcares. Esses níveis elevados de açúcar, se devem a colheita tardia dessas uvas. Com mais tempo nas videiras, elas têm a chance de atingirem um maior grau de maturação.
7. 50 tons de vermelho.
Nos tintos, a cor avermelhada se vem da extração de pigmentos presentes na casca da uva. Já os brancos são fermentados sem a casca, e por isso são brancos. Aliás, nem todo vinho branco é feito de uva branca. O champanhe por exemplo em sua grande maioria é feito de Chardonnay e Pinot Noir(esta é uma uva tinta).
8. Como você segura sua taça?
Sempre segure o vinho pela haste, nunca pelo bojo, caso contrário você irá transferir o calor de sua mão para o vinho.
9. Variedades.
Embora existam uma imensa variedade de uvas viníferas, apenas 50 são utilizadas na maioria dos vinhos produzidos.
10. Cheirar a rolha?
Não. Cheirar a rolha revela muito pouco sobre o vinho. Quando o sommelier lhe entregar a rolha procure por rachaduras, perfurações, umidade, rolha seca, ou rolha quebrada. Estes sim, são indicativos de que um vinho pode estar, ou falta pouco para ficar ruim.
Caso conheça outras curiosidades, deixe sua mensagem nos comentários. Vamos gostar de aprender novidades. Até a próxima.
Deixe seu Comentário
Visualizações dos Comentários