Sempre nos perguntam, aonde devem trocar moeda, se devem levar pesos, dólares ou reais, e aonde realizar a troca com a melhor cotação. A resposta quanto ao local, é basicamente a mesma. O melhor lugar pra trocar dinheiro em geral é na rua Agustinas no Centro de Santiago. Entenda porque.
Todas as vezes que viajamos para o Chile, sempre conseguimos uma melhor cotação nas casas de câmbio da rua Agustinas. Houve até um momento em 2019 em que as casas de câmbio brasileiras tinham um valor um pouco melhor do que o praticado em Santiago, mas foi um período bem atípico. Além das melhores taxas de câmbio, as casas da Agustinas, tem a fama de serem mais confiáveis, pois não conhecemos relatos de darem notas falsas, coisa que já vi acontecer em outros lugares.
Que moeda é melhor levar?
Peso Chileno:
Pessoalmente, não vejo vantagem alguma em trocar meus reais em pesos diretamente no Brasil, até porque a cotação tende a ser bem desfavorável. Salvo em raras exceções.
Dólar e euro:
Já fiz as contas algumas vezes e normalmente saia perdendo comprando dólares ou euros e fazendo a troca por pesos no Chile. Mas isso varia muito conforme a cotação. Há quem diga que é bom, mas ainda estou pra comprovar isso. Se você já tiver essas moedas em casa e quiser levar, ai vale a pena.
Real:
É a minha moeda de preferência. É bem fácil trocar real no Chile. As casas de câmbio estão bem acostumadas a isso.
Dica:
Isso vale pra qualquer moeda que leva. Lembre-se sempre de verificar o estado das notas que for levar. Não leve notas rasgadas, rasuradas ou manchadas. Quase que certeza delas serem rejeitadas na hora de você realizar a sua troca, o que pode te deixar numa situação complicada, caso só tenha aquelas cédulas.
Se levar apenas reais, como faço pra sair do aeroporto?
A melhor opção, é trocar um valor que considere razoável no próprio aeroporto, para pagar seu transfer e poder fazer uma refeição, até poder se dirigir até a rua Agustinas no Centro de Santiago.
Tenha em mente que se você estiver chegando tarde da noite, ou num domingo, terá que segurar as pontas até que as casas de câmbio estejam abertas para poder trocar dinheiro. Verifique também se o dia da sua chegada não é feriado no Chile. Se for, é certeza de que as casas de cambio estarão fechadas, salvo a do aeroporto e as localizadas nos shoppings.
Como é o acesso a rua Agustinas
A Agustinas é uma rua bem longa, mas o que nos interessa está concentrado em um trecho de rua, entre a Paseo Ahumada e a Rua Bandera. É uma das principais ruas do Centro de Santiago, e o seu acesso é bem fácil.
As casas de câmbio do Centro, tendem a pagar um valor melhor do que a de outros bairros com concentração maior de turistas. Elas ficam uma ao lado da outra, com seus letreiros na fachada, mostrando a cotação do dia. Em uma rápida passada, podemos ver qual tem a melhor cotação aquela hora. Uma vez, entre, faça sua troca e pronto.
Vamos dizer, mas acho que nem é muito necessário, que em locais como esse, sempre podem atrair elementos suspeitos aguardando um momento oportuno para subtrair seus fundos. Recomendamos não dar papo caso alguém o aborde para conversar. Evite também os vendedores de passeios turísticos, que também rondam esses locais atrás de clientes em potencial.
O lugar é bem movimentado e relativamente seguro, mas não precisamos abusar da sorte. Procure fazer sua troca em dias de semana, pois nos fins de semana a cotação cai muito, e vai sentir bem a diferença de valores. Além do que aos domingos as cadas de câmbio não vão estar abertas, então esteja preparado para passar o final de semana. Em caso de emergência, já vi a casa de câmbio do Shopping Parque Arauco aberta no domingo (a confirmar), mas a cotação era bem ruim, como a do aeroporto.
Horário:
Segunda à sexta-feira, das 09h às 18h.
Sábados, das 10h às 14h.
Aos domingos não funcionam.
Deixe seu Comentário
Visualizações dos Comentários