Viña Undurraga, reconhecida mundialmente

Mesmo que você não seja fã de vinhos como nós somos, visitar uma vinícola é conhecer mais sobre a cultura do Chile. O vinho faz parte e influenciou todo desenvolvimento do país, então nada mais justo do que investir um pouco do seu tempo e entender esse capítulo de sua história. Considerada uma das mais importantes vinícolas chilenas, a Viña Undurraga é uma das mais visitadas por brasileiros. Além de toda sua história, a ela oferece uma coleção de vinhos super reconhecidos mundialmente, tendo recebido diversos prêmios por isso.

Índice

Sobre a Viña Undurraga

A Viña Undurraga foi fundada em 1885 no Vale de Maipo, quando Don Francisco Undurraga plantou algumas parreiras que havia importado da França e da Alemanha. Inicialmente a propriedade levou o nome de Santa Ana, em homenagem a sua esposa, até que depois decidiram utilizar o sobrenome do casal. Já no ano de 1900, sua produção começa a ser exportada para os Estados Unidos, tornando-se pioneira nessa atividade, já que nenhuma outra vinícola daquela época exportava sua produção. 

Quatro décadas depois, já exportavam sua produção para mais de 60 países. Sua expansão não parou por aí. Em 2006, a Undurraga entrou para o Grupo Vinos del Pacífico, aumentando ainda mais sua área de cultivo e capacidade de produção, atingindo hoje, impressionantes 23.000.000 de litros anuais.

O Tour

São 3 opções de tours, sendo o mais procurado o Sibaris, que custa $14.000. Para maiores detalhes de dias e horários disponíveis, visite o site da Undurraga clicando aqui. O tour pode ser feito em inglês e/ou espanhol, com duração aproximada de cerca de uma hora e 15 minutos. Apesar de toda procura por brasileiros eles ainda não oferecem guias na nossa língua, mas fique tranquilo. Os guias estão super acostumados conosco e vão te deixar bem a vontade e por dentro de todas explicações, tudo num portunhol bem fácil de entender.

O tour começa no Parque de la Viña, criado pelo paisagista francês George Henry Dubois, que também projetou o Parque Florestal de Santiago. Em seguida, a visita continua no canto Aliwen, onde parte da vegetação do sul do Chile é recriada e onde o povo Mapuche que é nativo do Chile é homenageado, exibindo figuras de sua cultura e divulgando sua visão de mundo.

Depois dessa parada conhecemos parte do vinhedo. O guia vai explicando como é feito o plantio, os cuidados com pragas e a colheita, além de sempre explicar várias curiosidades, como o uso de roseiras em conjunto com o plantio das parreiras. Caso alguma surja alguma praga, as roseiras serão atacadas primeiro pois são menos resistentes, dando assim o sinal para que as medidas cabíveis sejam tomadas e a praga seja controlada. Aprendemos também sobre as diferenças das parreiras de acordo com as variedades plantadas ali.

Conhecemos também uma área da produção, com grandes tonéis aonde aprendemos sobre o processo de fermentação e maturação dos vinhos. Em seguida, vamos para a parte subterrânea da Viña Undurraga. Essa é uma das minhas partes favoritas, pois normalmente sentimos uma grande diferença de temperatura e os aromas dos vinhos ali estocados tomam conta do lugar, oferecendo uma sensação muito gostosa.

Passamos por muitos tonéis de carvalho aonde vinhos de diversos tipos ficam maturando até atingirem o momento certo de serem engarrafados. Passamos também por um pequeno museu, mais uma vez, dedicado ao povo Mapuche.

Como é a degustação

Ao fim do passeio, a degustação é realizada em um pátio, aonde experimentamos os vinhos e recebemos explicações sobre cada um deles. Ao final do tour você irá poder guardar a taça que fez a degustação como lembrança. Essa taça pode ir na sua bagagem de mão sem problemas.

Existe também uma sala de aromas, que pode ser visitada por um valor extra, que acredito que seja de algo em torno de $2.000.

Na loja da viña poderá encontrar muitos souvenirs e é claro uma extensa seleção de vinhos produzidos ali. É claro que não deixamos nossa passagem ali em branco e trouxemos algumas garrafas.

Lembramos que é possível levar garrafas na sua bagagem de mão. Verifique junto a sua companhia aérea quantas garrafas eles permitem.

Dica: A Viña Undurraga não tem nenhuma lanchonete ou restaurante, então, para evitar que fique com fome, é sempre bom, ter alguma coisa na mochila pra aliviar a fome até poder ir a outro lugar e fazer uma refeição.

Localização

Camino a Melipilla 34, Talagante, Regiào Metropolitana, Chile

Como chegar a Viña Undurraga

A Viña Undurraga fica localizada na cidade de Talagante, no Vale no Maipo e para ir até lá, utilizamos e recomendamos nossos parceiros. Caso queira visitar a Undurraga, entre em contato. Nós podemos organizar o seu tour até lá e para outros destinos também.

Optamos em ir com eles pois além de ser muito prático e confortável, agregamos outro passeio, indo na parte da tarde para Isla Negra aonde visitamos uma das casas de Pablo Neruda. Para ler mais sobre esse passeio, clique aqui.

Se quiser nossa ajuda para visitar a Viña Undurraga, clique aqui.

Também existe a possibilidade de ir por conta própria até a Undurraga. Pegue o metrô (linha 1 – vermelha) indo até a Estação Central. Ao desembarcar, caminhe até o terminal de ônibus San Borja.No terminal, procure pela linha Talagante. O passe de ônibus é comprado diretamente com o motorista pelo valor de $1.000. O trajeto leva cerca de 40 minutos. Lembre de avisar ao motorista que quer descer na Undurraga. Ele irá parar bem na porta.

Resumo da nossa visita

A visita a Viña Undurraga é um verdadeiro prazer. Sabem o quanto gostamos de visitar vinícolas então podem entender nosso entusiasmo quando o assunto é esse. O tour é super informativo e completo, mostrando todos os aspectos de produção e ainda agregam fatores culturais, valendo muito a pena em todos sentidos.

Já foi até lá? Que tal compartilhar sua experiência nos comentários? Ainda tem alguma dúvida? Fale com a gente. Aguardo seus comentários.