Santiago: Pablo Neruda e a La Chascona

Pablo Neruda começou a construir uma casa em Santiago em 1953, para Matilde Urrutia, seu amor secreto da época. Em sua homenagem, ele nomeou-a “La Chascona“, que era o apelido que ele deu a ela por causa de seu abundante cabelo avermelhado.

Fazendo um passeio a pé pelo bairro que hoje é chamado Bellavista, Pablo e Matilde encontraram um terreno à venda no sopé do Cerro San Cristóbal. Estava coberto de arbustos e tinha uma encosta íngreme. A construção foi confiada ao arquiteto catalão Germán Rodríguez Arias. Quando viu o terreno tão íngreme, previu que os habitantes da casa seriam condenados a subir e descer escadas. Projetou a casa orientada para o sol, o que significava uma visão da cidade.

Mas Neruda queria uma visão da cordilheira, então ele virou a casa no mapa. Esta não foi a única intervenção do poeta. Ele trouxe troncos de cipreste para a sala do sul, ele pessoalmente cuidou de procurar madeira e outros materiais, discutiu e modificou detalhes. Germán Rodríguez teve que admitir que a casa acabou sendo mais uma criação de Neruda que dele.

Em fevereiro de 1955, Neruda se separa de Delia del Carril e se muda para morar em “La Chascona“. A casa continuava a crescer com a adição de uma cozinha e sala de jantar. Mais tarde, o bar e a biblioteca foram construídos. O arquiteto Carlos Martner foi comissionado em 1958 para as últimas extensões. Então Rodriguez Arias já havia retornado para a Europa.

Em “La Chascona” são preservados entre outras coleções, uma interessante galeria de arte, com obras de pintores chilenos e estrangeiros de todos os tempos. Há também uma coleção de esculturas africanas em madeira e outra coleção de móveis e objetos do designer Piero Fornasetti. Claro que também há atmosferas de Neruda, como sua sala de jantar, com as louças e talheres originais.

A Casa Museu La Chascona, possui um sistema de áudio-guia. Este novo sistema, incluído na taxa de admissão, está disponível em inglês, francês, português, alemão, italiano e espanhol. Sua visita não requer reserva prévia. A entrada é feita por ordem de chegada.

Endereço: Rua Fernando Márquez de La Plata 192, Providencia.

Você poderá chegar facilmente pegando o metrô até a estação Baquedano e caminhando até o local.