Tudo que você queria saber sobre o Parque Araucano

Santiago é uma cidade com muita área verde e parques de diversos tamanhos; um dos nossos parques preferidos é o Parque Araucano e hoje vamos falar um pouquinho mais sobre ele.

Como chegar no Parque Araucano

A melhor forma de se locomover em Santiago é de metrô e com o Parque Araucano não seria diferente. Você deve descer na estação Manquehue (linha vermelha) e caminhe cerca de 10 minutos pela Rua Rosário Norte. O caminho é super agradável tornando o passeio ainda mais gostoso.

O endereço oficial do parque é Av. Pdte. Riesco 5877, Las Condes, mas o parque possui diversas entradas.

Explorando o Parque Araucano

O Parque Araucano fica no bairro de Las Condes um dos mais charmosos bairros de Santiago e muito procurado por brasileiros e turistas de todo o mundo. O bairro também é conhecido por abrigar diversas das mais importantes empresas que atuam no Chile.

O parque possui cerca de vinte e dois hectares e está abriga diversas atrações que agradam desde adultos a crianças. Uma das coisas que mais gostamos e até por isso, sempre indicamos o mesmo com frequência em nossos roteiros, é o fato de que não importa a sua idade você irá se encantar e se identificar com algum pedacinho do parque.

O que fazer no Parque Araucano

Eventos culturais

O Parque Araucano é considerado um pólo cultural e sede de importantes eventos como o Festival de Cine de Las Condes e espetáculos de ópera do Teatro Municipal de Santiago. Quando vier a Santiago confira a programação cultural no site da prefeitura de Las Condes (https://www.lascondes.cl/).

Prática de esportes

O Parque Araucano possui diversas quadras de esportes, pistas de skates , ciclovias para caminhar, correr ou andar de bicicleta.

Centro gastronômico

O parque possui ótimos restaurantes e lanchonetes para todos os tipos de bolso. Você encontra ótimas opções gastronômicas tornando se um lugar perfeito para experimentar novos sabores e continuar aproveitando o dia no parque.

Uma coisa bem legal é que sempre tem algum food truck por lá, então, não falta oportunidade pra explorar a gastronomia local.

Parque infantil

Possui algumas áreas destinadas a crianças e o melhor é que os brinquedos são organizados e separados por faixa etária, assim todas crianças podem se divertir com segurança. Os brinquedos são incríveis e super bem conservados, fazendo a alegria de qualquer criança.

Kidzania

Trata se de um parque interativo, no qual as crianças assumem profissões e serviços (bombeiro, oficina de carros, estádio de futebol, carteiro, farmácia, entre outras), mas vale lembrar que esta atração é paga.

O lugar é super realista e muito organizado. Ao entrar as crianças podem escolher no que querem participar (na frente de cada estabelecimento tem uma plaquinha com o horário da próxima seção dai, é só aguardar sua vez na fila).

A criança ganha um passaporte na entrada para que, em cada profissão passada seja carimbado e um valor na moeda da Kidzania.

Algumas brincadeiras a criança deve usar seu “dinheiro”e pagar pela atividade. Em outras as crianças recebem nesta mesma moeda por “trabalhar”. Essa moeda também pode ser usada para comprar o lanche no local.

Picnic

Essa é uma prática bem comum dos chilenos e confesso que nós adoramos também. É normal encontrar grupos de pessoas fazendo picnic é até festinhas infantis pelo parque. Costumamos comprar um lanchinho no mercado mesmo e nos sentamos pelo gramado para aproveitar toda aquela atmosfera. Arrisque se você também é um programa super divertido, mas lembre se de quando terminar seu picnic, de deixar o local limpo, dando a destinação correta aos resíduos.

Andar de bicicleta

Nas entradas principais do parque há pontos de aluguel de bicicletas igual a que temos no Brasil você paga através do cartão de crédito e pode sair pedalando.

Dicas para quem ama fotografar

Se você adora registrar momentos como nós, vai se encantar com o que o Parque Araucano pode oferecer, são cenários dos mais diversos e certamente algum irá te conquistar também.

Dentre os muitos destacamos três:

O Roseiral

Fica próximo a entrada principal, dentro de uma estrutura que parece uma estufa de ferro. Lá você também vai encontrar várias outras flores e plantas; tornando esse ponto do parque um local ideal para os apaixonados. Na primavera as rosas ficam simplesmente deslumbrantes. Nós temos lindas fotos nesse lugar, amo uma que estou com o Bernardo em sua primeira viagem ao Chile.

Puente entre Parques

Foi instalada em 2012, trata-se de uma passarela metálica que liga o Parque Araucano ao parque vizinho, o Juan Pablo II. A passarela está sobre a Avenida Manquehue, possuindo 120 metros de comprimento.

Muitos turistas pensam que o Parque Juan Pablo II faz parte do Parque Araucano, mas tratam-se de dois parques distintos. O bom que ao se visitar o Parque Araucano podemos visitar o outro parque também.

Plaza Tailândia

Foi construída pelo governo tailandês para comemorar o bicentenário do Chile em 2010 para funcionar como um lugar de recreação. A construção principal demonstra o típico telhado tailandês pintado de laranja e vermelho. Além disso, existem as duas belas estátuas de elefantes tailandeses, representando o animal símbolo da Tailândia, ao lado do nome da praça. Não podemos deixar de lembrar do paisagismo do local. A Plaza Tailândia é a única do seu tipo que é encontrada em toda a América Latina.

Dicas extras

  • Ao lado do Parque Araucano fica um dos principais shopping center de Santiago, o Shopping Parque Arauco. Vale super a pena visitá lo também, mas vou falar melhor do shopping em outro post. Ah, vale lembrar, que eles dão descontos a estrangeiros. Para maiores informações sobre isso, clique aqui e leia o post.
  • A entrada é gratuita.
  • O parque está aberto todos os dias de 07h às 21h.
  • Muita gente nos pergunta se temos uma época preferida para visitar o Parque Araucano, e a resposta é não. Cada época do ano tem sua beleza, as flores na primavera, as crianças brincando nas fontes no verão, as folhas amareladas caídas no gramado e nas árvores no outono e no inverno. Para nós todas estações são lindas e merecem ser vividas, cada uma a sua maneira.