Estancia El Cuadro – Um dia especial

Estancia el Cuadro é um complexo que conta com uma vinícola com um jardim de cepas, arena para shows equestres, o primeiro museu da história do vinho do Valle Casablanca, wineshop e restaurante. Existem vários tipos de tours que incluem diversas combinações de atividades, a lista completa pode ser vista aqui

Nós já havíamos feito nossa reserva, então foi só chegar lá na hora marcada para iniciar as atividades. Logo que chegamos, fomos muito bem recebidos e em seguida iniciamos o nosso tour pelas instalações com um passeio de charrete

Passeio de Charrete

Durante o passeio, a nossa guia Carolina, foi explicando sobre as cepas e sobre manejo aplicado nas parreiras da propriedade assim como sobre a produção do vinho, que é pequena e vendida exclusivamente na wineshop. 

Os jardins contam com 26 tipos diferentes de parreiras, então muita atenção, pois é bastante informação, e muitas oportunidades de fotos únicas. O dia estava um dia típico de inverno, então o céu meio nublado e uma temperatura na casa dos 10 graus não nos deixou aproveitar essa parte do tour em sua plenitude, mas ainda assim, valeu muito a pena.

O Museu do Vinho da Estancia El Cuadro

Em seguida fomos direcionados ao museu do vinho, que como já mencionamos, foi o primeiro museu sobre o vinho do Valle Casablanca. É uma parte do tour bem interessante, já que o museu, conta com peças originais, utilizadas na produção de vinho. As figuras utilizadas nos cenários, são entalhadas em madeira em tamanho real. Mais uma vez a Carolina foi nos explicando o passo a passo da produção, em um cenário único.

Estancia El Cuadro e seus vinhos exclusivos

Após a visita ao museu, fomos para um salão que abriga grandes tonéis de vinho, e ao fundo uma mesa com frios e frutas secas já nos aguardava para iniciarmos a degustação de 3 vinhos. O primeiro foi o Chardonnay Millan – Wild Ferment, que é fermentado com leveduras selvagens, o que deu outra vida ao vinho. 

O segundo um Pinot Noir chamado Pinot Noir 77. Vinho fácil de beber, mas ainda assim demonstrando bastante complexidade. O último foi um Syrah chamado El [Acierto]. Esse na minha opinião foi o que mais marcou. Elegante, com sua cor violácea traz sabores únicos com notas minerais e de frutas maduras. 

São vinhos especiais, cuidadosamente criados e cuidados para expressar todo potencial de seu terroir. Dica, o El [Acierto] não tem esse nome a toa. É excelente e a sua venda, assim como a dos demais é exclusiva no próprio wineshop da Estancia El Cuadro, então se desejar levar algum não perca essa oportunidade.  Para saber mais sobre esses vinhos clique aqui.

Arena equestre

Bebemos muito, e conversamos outro tanto, mas agora era hora de visitar a arena equestre. Lá eles demonstram várias performances típicas equestres, e entre elas é a doma do cavalo chileno. Com cavaleiros a caráter, primeiro demonstraram a forma correta de selar o cavalo e depois a montaria, com vários truques. Ao final ainda pudemos montar nos cavalos, o que deixou o Bernardo doido. Não queria descer de jeito nenhum, mas a fome falou mais alto e era hora de ir almoçar.

Gastronomia

Lá o serviço primoroso oferecido continuou com louvores. Comecei pedindo uma sopa de abóbora com bacon (Patas Negras) e a Beatriz pediu empanadas (Quiubo) de entrada. Uma melhor que a outra, para acompanhar, tomamos um Chardonnay Sour que deixa saudades até agora. 

Como prato principal, pedi um assado de tira, de tirar o fôlego (Bacán) e a Beatriz optou por um corte de filé (Morrocotudo), agora já sendo acompanhado por um vinho tinto. E para finalizar partimos para as sobremesas. Escolhi uma que me lembrou uma canjica com um toque gourmet (Descueve), a Beatriz escolheu um creme de papaia com redução de pisco (Saca Pica).

Wineshop

Nem preciso dizer que depois de comer assim, estávamos mais do que satisfeitos. Ficamos mais um tempo na mesa conversando, depois visitamos a wineshop que é recheada é claro de vinhos e souvenirs típicos da região. Vale muito a visita.

O que achamos da Estancia El Cuadro

Ao final ainda ficamos na varanda externa tirando umas fotos e voando com o drone, afinal, não poderíamos deixar de registrar esse dia tão especial. Aproveito para deixar nosso agradecimento especial ao Roberto Meiss, administrador da Estancia El Cuadro que nos recebeu muitíssimo bem e ao carinho da Carolina Meneses que foi nossa guia ao longo do dia. E é claro a toda equipe que tornou esse dia memorável.

Como chegar na Estancia El Cuadro

É bem fácil de chegar lá a partir da Ruta 68, que é a principal estrada que corta o Valle Casablanca. O endereço é Fundo El Cuadro Camino La Vinilla Km.14, Casablanca, Valparaíso, Chile

Recomendamos muito que você dedique um dia exclusivamente para conhecer a Estancia El Cuadro por tudo aquilo que eles oferecem. É um pouco mais distante, então a maioria das operadoras não costumam oferecer esse tour. Ainda assim, mesmo um pouco mais longe, essa pequena distancia é compensada por tudo que descrevemos acima. Vá e confira

Se ainda precisar de mais informações, entre em contato, ou visite o site da El Cuadro, clicando aqui.