Guia da Rota do Vinho do Valle Casablanca

O Chile ocupa uma longa e estreita faixa costeira encravada entre a Cordilheira dos Andes e o Oceano Pacífico. Seus vales com solos ricos e férteis, propiciaram o ambiente ideal para o cultivo de diferentes tipos de parreiras, resultando em vinhos que são reconhecidos pela sua qualidade e sabor. As viñas chilenas aproveitando dessas características geográficas, foram se estabelecendo nos vales, que ficaram conhecidos como Rutas del Vino, ou Rotas do Vinho. Entre as mais famosas rotas, está a Ruta del Vino del Valle Casablanca.

A apenas 80km da capital, Santiago, sua facilidade de acesso pela Ruta 68, torna o Valle Casablanca um dos destinos mais indicados a turistas que queiram vivenciar a cultura do vinho chileno. É ideal para o turismo, pois além de estar no caminho para Viña del Mar e Valparaíso, permite visitas sem a necessidade de pernoite. O Valle Casablanca abriga também uma diversidade de outros atrativos, como restaurantes, mercados, hotéis e eventos regionais como as festas da Vendimia.

A sua proximidade ao oceano Pacífico faz com o Valle Casablanca seja exposto a grandes oscilações de temperatura, assim como uma maior umidade do ar, criando o microclima ideal para as uvas brancas que precisam de um maior tempo de maturação. O resultado dessas combinações, ou Terroir (leia mais sobre Terroir aqui), é a produção de vinhos brancos e espumantes de excelente qualidade, possivelmente os melhores que o Chile produz. 

Encontramos por lá também alguns tintos, mais delicados, como os Pinot Noir, que tem produzido vinhos leves e elegantes. Apesar de ser uma região produtora, ainda com pouco tempo de exploração, seus vinhos têm recebido muitos prêmios e cada vez mais se destacam no cenário internacional.

Como chegar

Sem transito são apenas 50 minutos de carro de Santiago até o Valle Casablanca. O caminho é bem fácil, já que as estradas chilenas são muito bem conservadas e sinalizadas. Se você pretende aproveitar e fazer degustações, recomendo que contrate um transfer ou faça um tour com uma empresa de turismo. Não recomendamos que vá de carro, pelo simples fato de que no Chile, existe lei seca e as regras são muito claras. 

A tolerância é zero, o que pode fazer com que seu passeio vire uma enorme dor de cabeça. Como o objetivo é se divertir, aproveite uma de nossas parcerias, que oferecem descontos. Basta clicar aqui e preencher o formulário.

Existem também a opção de ir de ônibus, mas não recomendo essa opção. Apensar de as viñas estarem localizadas uma ao lado da outra, as distâncias são bem grandes, tornando essa opção nenhum pouco prática já que vai passar mais tempo caminhando do que visitando e degustando vinhos.

Dicas

Muitos dos tours com destino a Viña del Mar e Valparaíso incluem paradas no Valle de Casablanca. Verifique se seu tour irá incluir uma visita ou tour a uma viña. Não esqueça de fazer isso pois as vezes pode apenas haver uma parada, que é quase obrigatória no mercado de vinhos Rio Tinto (ler mais aqui).

Você verá que o Casablanca é recheado de vinãs, e muitas delas tem tours diários, mas outras não, então certifique-se de que a que você quer conhecer tem vagas para o dia desejado e faça sua reserva antecipada. Se você fizer bem o roteiro consegue visitar várias em um mesmo dia.

Se for de carro, não deixe de levar pesos, pois a rodovia Ruta 68 é uma rodovia pedagiada e só aceitam pagamento em dinheiro. Parece obvio, mas não esqueça de carregar as baterias da sua câmera ou celular e ter espaço disponível para tirar todas as fotos que desejar.

Tanto no verão quanto no inverno, protetor solar é um item indispensável. Mesmo nos dias nublados, se proteja para não prejudicar seu passeio mais tarde.

Tours e degustações

As viñas oferecem tours que contam com visitas a seus vinhedos e explicam todo o processo de produção dos seus vinhos, desde as parreiras até aos barris de carvalho. No final vem a tão aguardada degustação, que normalmente envolve os principais vinhos daquela casa.

Esses tours variam muito de valor. Começando em torno de $3.000 até os $50.000. Tudo vai depender da viña e de quantos vinhos serão degustados. Alguns tours também podem incluir acompanhamentos como tábua de queijos, frios e frutas secas e isso vai afetar o valor final do mesmo.

Restaurantes

Com todo esse clima sofisticado das viñas, os restaurantes da região, não deixam por menos. Os valores costumam ser um pouco altos, mas temos que lembrar de alguns fatores. Normalmente eles estão localizados nas prórprias viñas e também são restaurantes com chefs famosos, com pratos requintados e muitos são premiados.

Um dos locais mais em conta para se almoçar na região é no mercado de vinhos Rio Tinto. Lá eles tem um buffet completo e tem incluso as bebidas que podem ser desde refrigerantes a vinhos, então vale muito a pena, além da comida ser muito gostosa.

Hospedagem

A oferta de hotéis na região ainda é bem pequena, e normalmente é são hotéis boutique e tendem a valores mais altos. Uma exceção é o Hostal Envero, que é de amigos e fica localizado bem no coração de Casablanca. Pode ler mais sobre o Hostal Envero aqui.

Vendimia

Dependendo do ano, entre março e abril, época de colheita, na Praça de Armas da cidade de Casablanca acontece a festa da Vendimia. Nessa festa é aonde os empresários e a prefeitura local se reúnem para comemorar a colheita. Uma boa oportunidade para conhecer todos os vinhos da região, comidas e musica típicas num só lugar.

E essa não é a única festa da Vendimia. Na realidade essas festas acontecem em todas as regiões produtoras chilenas, inclusive durante esse período nas próprias viñas acontecem diversos eventos promovendo a colheita e seus resultados. Se puder comparecer a essas festas, tenho certeza de que terá uma experiência memorável.

Viñas do Valle Casablanca

– Viña Veramonte

Com um prédio imponente, já podemos avistá-lo da estrada. E a sua grandiosidade é acompanhada de um paisagismo muito bem cuidado e planejado. Aliás isso é algo que as viñas chilenas tem de sobra. Em meio a esta maravilha, você poderá fazer tours e degustar seus excelentes vinhos, e até almoçar em seu restaurante, o Calicata.

Veja aqui como foi nossa visita a Viña Veramonte.

– Emiliana Organic Vineyards

Dona de plantações de vinhedos em 5 diferentes vales ao longo do Chile, suas bebidas são uma grande mescla de sabores. Deixe voar seus sentidos degustando seus vinhos orgânicos, premiados internacionalmente. Percorra seus vinhedos, neles você poderá interagir com animais típicos da zona e até fazer românticos piqueniques em casal. Visitar a Emiliana é uma experiência única.

Veja aqui como foi nossa visita a Emiliana Organic Vineyards.

– Viña William Cole

Preocupados em colaborar com a sustentabilidade do meio ambiente, utilizam tecnologia de última geração para criar seus vinhos. Prove suas inovadoras criações, dentre as que se destaca um exótico Pinot Noir. Percorra seus vinhedos e adegas nos tours guiados, e desfrute da boa mesa e o amor pelo vinho em seus churrascos campestres acompanhados por seus sofisticados assemblages.

Veja aqui como foi nossa visita a William Cole.

– Bodegas RE

A Bodegas RE cria vinhos com um conceito único, que consiste em recriar, reinventar e revelar beleza, complexidade, estrutura e inovação. Eles investiram bastante e resgataram tradições e criaram vinhos nobres em jarros de barro, utilizados em séculos passados, mostrando que podem criar vinhos de excelência combinando procedimentos ancestrais com os conhecimentos modernos de viticultura e enologia.

Veja aqui como foi nossa visita a Bodegas RE.

– Viñamar

Especializada em espumantes, você não pode deixar de provar suas borbulhantes garrafas feitas com muito carinho e dedicação. Cada uma dessas espumantes, foi criada para destacar uma virtude do Valle Casablanca e quando essa espumante chegar a suas taças irá entender claramente o sentido de todo esse trabalho.

Você ainda pode terminar a sua visita em seu restaurante de comida crioula, o Macerado.

Veja aqui como foi nossa visita a Viñamar.

– Kingston Family Vineyards

Pioneira na introdução de tintos de clima fresco, sua especialidade é a produção de Pinot Noir, Syrah e de Sauvignon Blanc. Desfrute de um de seus assemblages nos terraços de seus vinhedos que olham ao imponente Vale Casablanca.

Participe de seus tours dirigidos pelos enólogos da vinícola, conheça de perto seu trabalho de sustentabilidade e relaxe em um regado almoço campestre, acompanhado de seus potentes vinhos.

– Estancia El Cuadro

Visitar a Estancia El Cuadro é uma experiência enoturística única. Percorra seus vinhedos de carruagem, passeie por seus jardins de diferentes cepas de uvas, visite o museu do vinho, deguste seus vinhos exclusivos e aprecie de um típico show equestre chileno.

Seja parte deste diferente conceito turístico que busca promover a tradição vitivinícola a toda a família. Visite junto com seus filhos, aqui os pequenos encontrarão atividades especialmente preparada para eles.

Veja aqui como foi nossa visita a Estancia El Cuadro.

– Viña Casas del Bosque

Especialista na produção de variedades de uvas de clima frio, fazem a colheita das uvas de seus vinhos brancos exclusivamente de noite. Vá e experimente os sabores únicos e inesquecíveis de seus Sauvignon Blanc, Chardonnay, Riesling, Pinot Noir e Syrah.

Passeie pelos seus vinhedos em família, pois lá você encontra diversos tipos de tours. Desde piqueniques a passeios de bike, poderá desfrutar também de playground para crianças e dar-se um prazer com degustações privadas de seus assemblages.

– Viña Indomita

Deslumbre-se com a vista mais impressionante do Valle Casablanca de sua estância. Visite sua aplaudida sala de barris encrustada no interior de um morro, climatizada naturalmente e construída em altura, assegurando uma qualidade e um sabor inigualável a seus vinhos.

Embaixadores do enoturismo, convidam a percorrer seus vinhedos em agradáveis passeios a cavalo, fazendo trekking ou caminhando em grupo, degustar diferentes mesclas de vinhos de seus terraços e inclusive, almoçar em seu deslumbrante restaurante.

– Rio Tinto Casablanca

Com um dos melhores e mais completos mercados de vinho, conhecer o Rio Tinto é quase que uma obrigação para que passa pela Ruta 68. Além das centenas de opções de vinhos, promoções diárias, degustações gratuitas, encontrará também um dos melhores buffet do Valle Casablanca.

Veja aqui como foi nossa visita ao Rio Tinto.

Outras viñas

Apesar de não serem no Valle Casablanca, as viñas a seguir são bem próximas e na minha opinião, são imperdíveis.

– Viña Matetic

Produtora de vinhos premium, com uvas 100% orgânicas e colhidas sob um rigoroso cuidado com o meio ambiente, você não pode deixar de percorrer seus vinhedos e encantadores arredores naturais. Experimente o seu restaurante Equilíbrio, onde se consegue um balanço perfeito entre os pratos elaborados com produtos da zona e o vinho selecionado para cada um deles. Passeie a cavalo ou em bicicleta por suas plantações, e termine o dia brindando com um de seus assemblages em seus lindos terraços.

– Viña Casa Marin

A Viña Casa Marin, é a representação de que um sonho que virou realidade. Depois de lutar contra diversas adversidades a sua dona María Luz Mariín, estabeleceu um novo patamar para vinhos premium. Seus vinhos vem traduzindo todo esse cuidado em reconhecimento e prêmios internacionais. Tendo a oportunidade, não deixe de visita-los. Tenho certeza de que será uma experiência memorável.

Veja aqui como foi nossa visita a Viña Casa Marin.

Conclusão

O Valle Casablanca é uma região única, cheia de possibilidades para turistas de todos os cantos descobrirem e curtirem. Sua proximidade a Santiago, Valparaíso e Viña del Mar, tornam o acesso surpreendentemente fácil. Faça um favor a si mesmo e reserva tempo em seu roteiro e descubra o que o Casablanca oferece.