La Casa Colorada é uma mansão majestosa construída entre 1769 e 1779, que se destaca como marco arquitetônico e histórico da cidade de Santiago. Sua construção foi ordenada por Mateo de Toro y Zambrano, presidente da Primeira Junta do Governo Nacional em 1810, e por lá residiu durante 30 anos.
Até a década de 1970, a propriedade sofreu múltiplas transformações. Já foi usada como galeria comercial, restaurante e bar, perdendo seu ar tradicional de dois pátios e corredor.
Como parte de um esforço para revitalizar o centro histórico da cidade, o Município de Santiago adquiriu a Casa Colorada. Em 1977, foi declarado Monumento Nacional na categoria Monumento Histórico. Após a sua restauração, reabriu em 1981 como Museu de Santiago, iniciando, portanto, um amplo trabalho educativo e de extensão artística.
O terremoto de fevereiro de 2010 causou danos consideráveis à sua estrutura, especialmente nas vigas de carvalho originais e na argamassa que mantém seus muros de pedra sillar, o que significou o fechamento do museu deixando apenas o auditório do espaço em operação. Atualmente, o projeto de reabilitação Casa Colorada está nas fase de acabamento.
Em 2016, o Museu de Santiago passou a ser utilizado como espaço para exposições temporárias, que oferece experiências significativas aos seus visitantes. São várias manifestações e expressões artísticas que valorizam e reinterpretam, a história, patrimônio, memória e diversidade cultural da cidade.
Localização: Esta casa está localizada na Merced Street 860, a poucos passos da Plaza de Armas.
Deixe seu Comentário
Visualizações dos Comentários