Guia completo do Parque Metropolitano

A marca de qualquer grande cidade é o seu parque urbano. Comumente localizados no centro da cidade, os parques urbanos desempenham um papel significativo, fornecendo áreas verdes tão necessárias em ambientes urbanos caóticos. Fornecem também, locais recreativosesportivos e culturais para moradores e visitantes.

Mais conhecido por abrigar o Cerro San Cristóbal, o Parque Metropolitano é o maior parque de Santiago. Aliás, é o quarto maior parque urbano do mundo com mais de 1785 hectares. O parque está cheio de jardins, trilhas para caminhadas e ciclismo e campos de esportes ao ar livre. Você tem a garantia de encontrar algo para entreter a todos quando visitar o parque. Em conclusão, o Parque Metropolitano de Santiago, é uma das principais áreas de recreação, natureza, cultura e esporte da capital santiaguina.

Cerro San Cristóbal

O Cerro San Cristóbal é o coração do Parque Metropolitano e o ponto mais alto de Santiago. Ele está a aproximadamente 850 metros acima do nível do mar e 300 sobre a cidade. O seu nome, San Cristóbal, é uma homenagem a um conquistador espanhol conhecido por ser patrono dos viajantes, no entanto seu nome original era Tapahue, que significa Sentinela, na língua do povo que ali habitava na época da colonização. Também nessa época, o local foi muito explorado por suas pedras que hoje compõem importantes edifícios e ruas de Santiago.

Para subir o cerro, existem várias maneiras. As mais usadas são o funicular, espécie de elevador sobre trilhos, e o teleférico, que foi reinaugurado em novembro de 2016, depois de ter ficado fechado por vários anos por conta de danos sofridos no grande terremoto de 2010. Mas também é possível fazer uma trilha a pé (ou de bicicleta) que pode durar cerca de 45 minutos.

Neste link vai poder ter acesso aos horários e tarifas cobrados para visitas ao parque. Horários e Tarifas. Lembro que existem opções gratuitas para subir ao Cerro San Cristóbal, mas isso vai exigir que você seja um desportista pois a caminhada é bem exigente e vai levar um bom tempo para ser realizada.

Parque Metropolitano

Abaixo temos uma lista das atrações encontradas no Parque Metropolitano.

Funicular de Santiago

O principal acesso ao cerro é o Funicular, espécie de elevador que fica localizado ao final da rua principal de Bellavista, a Pio Nono, na praça Caupolicán. O funicular, conta com 3 estações. Se quiser ler mais sobre a história do funicular, temos um post dedicado a ele.

Estação Pío Nono

A estação de Pio Nono localizada 560 metros acima do nível do mar, foi projetada pelo arquiteto Luciano Kulczewski com estilo neomedieval representando um pequeno castelo ladeado por duas torres, onde você pode pegar o Funicular para chegar ao cume do Cerro San Cristóbal. Tem um percurso de aproximadamente 500 metros em um plano inclinado que oscila entre 45 e 48 graus, podendo transportar até 40 pessoas em cada direção a cada 8 a 15 minutos.

Estação Cumbre

A estação do Cumbre fica localizada a 820 metros acima do nível do mar. Foi projetada pelo arquiteto Carlos Landa, de estilo formalista, e onde a sala das máquinas e o salão Tudor estão localizados.
A partir da estação do Cumbre, e dependendo das condições climáticas, você terá algumas das melhores vistas da cidade e, além disso, poderá acessar a estátua da Virgem vista de Santiago, que foi colocada em 1908 para comemorar o quinquagésimo aniversário da declaração do dogma da Imaculada Conceição.

Teleférico

O teleférico de Santiago, foi reinaugurado em novembro de 2016, depois de ter ficado fechado por 6 anos, por conta de danos sofridos durante o grande terremoto de 2010. Assim, Santiago ganhou mais uma opção agradável de lazer.

Zoológico Nacional

Ela da acesso ao Zoológico Nacional do Parque Metropolitano de Santiago. Inaugurado em 1925, cobrindo uma área de 4,8 hectares e uma população de mais de mil animais distribuídos em 158 espécies nativas e exóticas. Entre suas principais atrações, podemos citar um grande aviário com circulação interna, uma sala de projeção conhecida como Zoocine, um anfiteatro onde são realizadas exposições, entre outros locais, cuja finalidade principal é a recreação e educação de seus visitantes, em relação à fauna, nativa e exótica.

Calendário de verão
(de 7 de setembro a 26 de abril) Terça a domingo e feriados: das 10h às 18h

Calendário de inverno
(de 27 de abril – 6 de setembro) Terça a domingo e feriados: das 10h às 17h

Valores
Adultos: $4.000
Crianças (3 a 13 anos): $2.000
Adulto acima de 60: $2.000
Estudantes: $2.000 (Somente terça a sexta)

Mirante Terraza Bellavista

É a última parada do funicular (estação Cumbre), e um dos setores mais emblemáticos da área. Ele está localizado no cume do Cerro San Cristóbal, ao pé da Virgem da Imaculada Conceição, e sua vista é projetada para as áreas sul e oeste de Santiago.

Santuário da Imaculada Conceição

Não há dúvida de que este é um lugar obrigatório em Santiago. Este santuário pertence à Vicária de Santiago e sua estátua é uma réplica da “Virgem de Roma” do escultor italiano Giuseppe Obici. A Imaculada Conceição tem 14 metros de altura e pode ser vista de boa parte da cidade. Em sua base está uma pequena igreja projetada pelo arquiteto francês Eugenio Joannon. A capela foi abençoada pelo Papa João Paulo II que realizou uma missa lá no dia 1º de abril de 1987.

Anfiteatro Mirante Pablo Neruda

É um lugar incrível inaugurado em 2002 para realizar eventos culturais e artísticos. Seu design foi criado pelos arquitetos Humberto Eliash e Carlos Martner. A partir daqui você pode desfrutar de uma vista magnífica de 360 graus de Santiago. O local tem capacidade para quem 1000 pessoas. Aberto durante todo o ano.

Piscina Tupahue

A piscina Tupahue, “lugar de Deus” em quíchua, está localizado no coração do Parque Metropolitano e foi inaugurada em 1966. Ela está localizada em uma antiga pedreira usada como lixão, em um grande buraco no qual Carlos Martner viu o potencial de suas visões para a sua localização.

Tem 82 metros de comprimento e 25 de largura, e os visitantes também podem visitar o atraente mural desenhado pelo artista mexicano Juan O’Gorman e executado por María Martner. Isso representa uma alegoria da união entre os povos chileno e mexicano.

Aberto de terça a domingo das 10:00 às 18:30 durante a temporada de verão.
– Valor Adultos: $6.000
– Valor Crianças e Idosos: $3.500.
Compre ingressos nas bilheterias até as 18h00.

Piscina Antilén

Construída em 1971, principalmente para os trabalhadores do Parque Metropolitano, no cume do Cerro Chacarillas, a 800 metros acima do nível do mar. Em seguida, abriu as suas portas ao público em geral em 28 de dezembro de 1976. Antilén significa em Mapudungun “o que é um sol lá”.

Como a piscina de Tupahue, caracteriza-se pelo uso de pedra para sua construção. Tem capacidade máxima para 1.500 pessoas em 92 metros de largura. A partir dela, você também pode desfrutar de uma espetacular vista panorâmica de 360 graus de Santiago do Chile.

Aberto de terça a domingo das 10:00 às 18:30 durante a temporada de verão.
– Valor Adultos: $6.000
– Valor Crianças e Idosos: $3.500.
Compre ingressos nas bilheterias até as 18h00.

Jardim Japonês

Foi construído em 1978 pelo arquiteto Tadashi Asahi e financiado pela Câmara de Comércio Chilena do Japão. Em seguida, foi reaberto em 1997 com a presença do príncipe imperial japonês Hitachi. Este jardim remonta ao Japão antigo, onde foi tenta simbolicamente reinterpretar os diferentes aspectos da natureza. Entre sua flora você pode distinguir: flores de cerejeira, bambus, japonica acer, cotonaster rastejante, azáleas e flores de lótus.

Passeio Metropolitano

É uma incrível rota de 14km para quem gosta de correr ou andar de bicicleta. Liga quatro importantes comunas de Santiago: Recoleta, Huechuraba, Providencia e Vitacura.

É um projeto que consiste em 4 seções, das quais as 3 primeiras são totalmente habilitadas: – Seção Pedro de Valdivia Norte: a partir do acesso de Pedro de Valdivia Norte e se estende ao setor de Santa María, com 1.300 metros lineares de extensão, construído entre 2013 e 2014. 

– Seção Chagual: 1.800 metros através de uma floresta de álamos brancos, onde você pode visitar o Jardim Japonês, o Jardim Chagual e o Viveiro Leliantu. 

– Seção Ladera Norte: você pode andar através de 1.100 metros do setor perto de Pío Nono # 450, Recoleta, até o acesso superior da área infantil do Parque Bicentenário.

Torre Victoria

Foi inaugurado em 1925 pelo presidente Arturo Alessandri Palma. Na época, dava informações sobre o tempo e que depois era publicado nas mídias escritas da época. Em 1929, funcionou como um Observatório Astronómico e mais tarde como Estação Meteorológica de El Salto. Atualmente é cercado por palmeiras e araucárias chilenas e tem uma vista atraente da cidade.

Zona de Piquenique

Se você quiser desfrutar de um piquenique em torno de nossas estações de teleférico, poderá encontrar áreas com churrasqueiras, mesas e banheiros, nos seguintes pontos: Picnic Summit, Eremita Alto piquenique, Tupahue piquenique, Los Canelos piquenique e Parque piquenique Mahuidahue.

Praça Gabriela Mistral

Esta praça foi projetada pelo escultor chileno Federico Assler em 1968 e está em frente à piscina Tupahue. Entre sua vegetação exuberante, você se sentirá mais ligado à natureza e poderá curtir com a família brinquedos musicais, e de destreza que estão lá. Você também pode ver uma fonte de água projetada por Assler e a escultora María Martner, que se destaca por seus mosaicos e pedras flutuantes que aludem aos animais.

Jardim Mapulemu

Bosque de la Tierra em Mapudungun, foi criado em 1983, tem uma área de 4,5 hectares e apresenta mais de 70 espécies de flora nativa chilena. Distribuídas em áreas representativas do Chile: norte, centro, sul e um quarta zona medicinal. Outras atrações que você pode encontrar aqui são um jardim de plantas medicinais e uma cachoeira natural que termina em uma piscina habitada por patos.

Atividades Desportivas

Todo fim de semana você pode se conectar com a natureza e cuidar do seu corpo através de aulas de ioga, dança, cardio ou zumba. As atividades esportivas são gratuitas, aos sábados e domingos, das 09:00 às 13:30 horas, no setor da Plaza Antilén.

Casa da Cultura Anahuac

Este belo local foi projetado pelo arquiteto Carlos Martner e foi inaugurado em 1966. O mural interior foi feito pelo pintor e gravador chileno Roser Bru, em 1978 e seu grande terraço foi remodelado em 2016. Atividades culturais gratuitas para o público são organizadas todos os fins de semana. Está localizado a cerca de 200 metros da nossa estação de Tupahue.

Jardim Botânico Chagual

Este espaço é exclusivamente dedicado à produção de plantas nativas que crescem em climas mediterrânicos. A vegetação nativa está ameaçada e muitas espécies já não se encontram em nenhum outro lugar, portanto, o objetivo do jardim é preservar as principais comunidades de vegetação de zonas de clima mediterrâneo do Chile.

Incluídas entre as regiões de Coquimbo e Bío Bío, como também jardins com vegetação de outras regiões homoclimáticas do mundo, como Califórnia, sudeste da Austrália e sudeste da África do Sul e da bacia do Mediterrâneo europeu.

Para o monitoramento das diferentes espécies, o Jardim Botânico de Chagual fez uma identificação destas com fitas coloridas que permitem determinar com precisão o local exato que elas terão dentro do zoneamento, e etiquetas metálicas de alumínio que indicam claramente qual delas está envolvida. Graças a isso, a comunidade científica pode monitorar os processos de germinação e crescimento de cada espécie.