Bodegas RE – Tour e Degustação

Nosso “afair” com a Bodegas RE foi como amor a primeira vista. A viña é bem pequena para os padrões do Valle Casablanca não só no tamanho mas também na sua produção, que é bem limitada. Definitivamente podemos chamar a Bodegas RE de uma viña boutique.

A proposta da Bodegas RE

A Bodegas RE optou por utilizar métodos artesanais de vinificação que eram usados para criar vinhos considerados vinhos ancestrais. Esses vinhos ancestrais são aqueles vinhos das histórias bíblicas produzidos a séculos, que agora vem sendo produzidos e nos dando a oportunidade de descobrir sabores que antes eram considerados perdidos.

Sua maior proposta é o “RE”, de REcriarREinventarREvelar, o que fez REnascer vinhos sem igual.

Muito além de vinhos

Sua pequena produção também inclui licoresazeites vinagre balsâmico. Esse último é simplesmente fabuloso, e com muita dor no coração vejo que na minha garrafa só tem um restinho, o que de certa forma nos diz que está na hora de voltar a RE.

Como é o tour da Bodegas RE

Mesmo sendo bem pequena a Bodegas RE, o tour vale muito a pena. Como seu processo de vinificação é diferente, poderá descobrir coisas diferentes, caso já tenha realizado tours em vinícolas maiores.

Nosso tour começou exatamente pela sala da “Balsameria” aonde é preparado vinagre balsâmico. O aroma dessa sala é imperdível. Diversos tonéis de carvalho francês armazenam o bálsamo, aonde ficam estocados durante a sua maturação até que o vinagre balsâmico possa ser engarrafado e posto a venda.

A seguir fomos para a sala aonde os licores são preparados. Cerejas, laranjas, pêssegos, ameixas e outras frutas mais são utilizadas. Fico devendo uma opinião quanto aos licores, ainda não provei. Quando provar, volto e falo pra vocês. Se alguém já provou, coloca aí embaixo nos comentários.

Depois fomos para a sala das barricas de vinhos que fica no subsolo. Cuidado com os degraus que são um pouco desnivelados, mas nada que atrapalhe.

Lá encontramos um dos maiores diferenciais na produção de seus vinhos, o uso de vasos de argila. Na Bodegas RE não existem barricas de aço inox. Alguns desses vasos tem mais de 70 anos de uso e dão características únicas a seus vinhos.

Depois do período de fermentação, o processo segue, dessa vez em barricas de cimento ou nos barris de madeira. Tudo depende do resultado que se busca na elaboração de cada vinho.

O diferencial da RE

Uma das mais marcantes características dos vinhos da Bodegas RE é que quase todos são blends que podem surpreender por suas combinações. Títulos como Syragnan (Syrah + Carignan), Pinotel (Pinot Noir + Moscatel), Syranoir (Syrah + Pinot Noir), entre outros.

Degustação

A Bodegas RE oferecem vários tours e degustações. No site deles, existe uma lista completa, pois são 11 possibilidades. Optamos pelo Tour Innovación, aonde tivemos o tour acima e a degustação de 3 vinhos, do azeite e do vinagra balsâmico com uma tábua de pães e azeitonas.

Experimentamos o RE Pinotel, o RE Chardonnoir e o RE Cabergnan. Nem preciso dizer que acabamos trazendo algumas garrafas pois só a degustação não satisfaz, mas aguça a vontade de experimentar mais e mais títulos.

Para maiores detalhes, visite o site da Bodegas RE, clicando aqui.

Como chegar na Bodegas RE

Bodegas RE está localizada na estrada Camino Lo Ovalle, km. 1, na lateral da Ruta 68, de Santiago para  Viña del Mar, em frente ao km 71. É só observar as placas que é bem fácil chegar.

Nossa opinião

Se tiver a oportunidade, não deixe de visitar a Bodegas RE. Seus vinhos sim, são um pouco mais caros que a média, mas depois que você experimentar a sua primeira taça, isso não vai importar muito.